Valença foi o destino escolhido para a edição deste ano do Encontro Anual dos Militares do Batalhão de Caçadores 9 (BC9), de Viana do Castelo.
O evento contou com a participação de 44 antigos combatentes.
Recorde-se que, no golpe militar do 25 de Abril, foi o BC9 que teve a missão de tomar o Aeroporto de Pedras Rubras.
O BC9 teve o seu quartel no Largo 9 de Abril, em Viana do Castelo, até 18 de outubro de 1976, ano em que foi extinto.
“Este encontro anual, dos antigos militares de infantaria, conta com muitos elementos de Valença, sendo a generalidade do Alto Minho e abarca, sobretudo, os militares que estiveram em funções entre 1976 e 1978”, explicou o Município.
A visita à Fortaleza começou na Loja de Turismo de Valença, onde foram recebidos pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier.
[crédito fotografia: Município Valença]
Seguiu-se uma visita guiada pela história militar da Fortaleza valenciana com paragens em frente à Antiga Aula Real de Artilharia, em frente à Igreja da Colegiada de Santo Estêvão e à antiga Secretaria Militar e ao Núcleo Museológico Municipal, onde tiveram a oportunidade de visitar a exposição de réplicas / miniaturas dos canhões da Fortaleza.
[crédito fotografia: Município Valença]
A visita terminou na Loja de Turismo, com visita à exposição “Vinhos Sem Fronteiras“ e onde foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira que saudou a visita destes antigos combatentes à Fortaleza “ex-líbris de Valença e uma das mais imponentes estruturas militares históricas da Europa, candidata a Património Mundial da UNESCO”.
Comentários: 0
0
0