PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Marcelo apadrinha candidatura das Fortalezas Abaluartadas a Património Mundial

29 Agosto, 2017 - 03:19

195

0

Declarações do Presidente da República foram produzidas este fim de semana, em Almeida, perante o Presidente da Câmara de Valença.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera a candidatura das Fortalezas de Valença, Almeida, Marvão e Elvas um imperativo nacional. O chefe de Estado anunciou por isso que vai apadrinhar a candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia, a Património Mundial, junto da UNESCO.
As declarações do Presidente da República foram produzidas este fim de semana, em Almeida, perante o Presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, e demais responsáveis pelas candidaturas dos municípios envolvidos.
Marcelo Rebelo de Sousa vai receber os presidentes de Câmara das quatro fortificações candidatas no próximo 11 de setembro, em Lisboa, com vista a dar um apoio diplomático à candidatura, junto dos órgãos decisórios.
A candidatura, promovida por Almeida, Elvas, Marvão e Valença, já está inscrita na Lista Indicativa de Portugal, da UNESCO, rumo à classificação como Património Mundial. Aguarda-se a apresentação de Portugal junto do comité internacional da UNESCO. Foca-se no Sistema Defensivo das Fortalezas Abaluartadas da Raia Luso-Espanhola, na cultura raiana e numa das fronteiras mais antigas do mundo. Com este argumento, os municípios proponentes alcançaram da Comissão Nacional da UNESCO (passo obrigatório para a obtenção da classificação), a inclusão destas fortalezas na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial da UNESCO.
As Fortalezas Abaluartadas, recorde-se, foram estruturas defensivas de guerra que, nos últimos séculos, se transformaram em monumentos de paz e em espaços únicos de história, de cultura e de relação e vivência humanas.
Único à escala mundial, este sistema defensivo apresenta-se excecional, potenciador da conservação patrimonial e dinamizador da cultura e do turismo. A obtenção do galardão da UNESCO trará grandes vantagens para este território raiano e para Portugal, enriquecendo também a lista de bens já classificados como Património Mundial.

Últimas