PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Manhã de caos na A3 – Milhares no regresso da Feira dos Santos [FOTOS]

1 Novembro, 2021 - 13:01

4618

0

Certame anual foi suspenso no ano passado devido à pandemia da COVID-19.

A fila de automóveis atingiu quilómetros, durante a manhã, na A3 sentido Norte/Sul pouco antes das portagens. Em dia de feriado religioso e com uma manhã soalheira, milhares de portugueses e galegos rumaram em massa ao regresso da afamada e secular Feira dos Santos à freguesia de Cerdal, em Valença.

 

A Rádio Vale do Minho também lá foi. Muito complicado estacionar. Perto do local? Só em sonhos. Havia que ter pernas para um bom quilómetro de caminhada. 

 

Gente. Muita gente a entrar e a sair do recinto. A GNR lá ia fazendo o seu trabalho, ordenando o trânsito e lançando olhar atento sobre o cumprimento das regras recomendadas pela Direção-Geral da Saúde. Nada a registar. Todos com máscara de proteção individual.

 

Ouviam-se os pregões. O cheiro a castanha assada percorria as ruas da feira a abarrotar de gente, a maior parte com sorriso estampado no rosto como que matando saudades de um certame que já não era visto desde 2019. O ano passado foi suspenso devido à pandemia da COVID-19.

 

O perfume do bom frango no churrasco abria o apetite mais lá à frente. “Compre menina! Tudo a 5 euros!“, gritava uma feirante rodeada de gente.

 

Português e galego misturavam-se como se um só povo ali estivesse. E somos. Muito além das compras propriamente ditas, toda uma cultura única e repleta de felicidade fazia acontecer um evento tão acarinhado por cá.

 

 

Veja as fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

Esta é uma feira onde pode encontrar-se de tudo… ou quase tudo nas cerca de 400 tendas montadas no recinto. Os perícos, fruto semelhante a uma pêra mas de tamanho mais reduzido, são também muito procurados. Há também grande procura pelas castanhas, nozes e dióspiros.

 

 

Feira dos Santos e das Trocas

Este ano a feira prolonga-se até 2 de novembro. O dia 1 de novembro (Dia dos Santos) é o evento principal e no dia 2 de novembro é a Feira das Trocas. Assim se mantém a tradição de trocar os produtos adquiridos na véspera que por alguma razão não serviram.

 

Os Famosos Perícos dos Santos

Uma das marcas da feira são os frutos da época, sobretudo com os famosos Perícos dos Santos. Os perícos, semelhantes a uma pequena pera, são típicos de Valença e tem no concelho, para além da sua origem, as maiores áreas de produção. A par dos perícos, as castanhas cruas ou cozidas, as nozes e os dióspiros fazem as delícias de quem aprecia estes os produtos.

 

Corridas de Garranos esta segunda-feira

Na Pista das Corridas os ginetes mostram a beleza do nosso cavalo, o Garrano. As corridas de cavalos, em passo travado, decorrem esta segunda-feira, a partir das 14h30.

Os emblemáticos cavalos garranos dão um colorido especial à feira do gado que contará, ainda, com animais bovinos, caprinos e ovinos e uma ampla área de maquinaria agrícola.

 

Últimas