PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Jorge Mendes garante que políticas do Município vão continuar pela descentralização

21 Fevereiro, 2017 - 02:16

200

0

Presidente da Câmara defende necessidade de «apostar na governança e em modelos inteligentes de gerir o país».

O presidente da Câmara de Valença considera que a proximidade de Marcelo Rebelo de Sousa com as populações é “um exemplo” e constitui “um desafio e um incentivo”. No discurso realizado durante a sessão solene do Feriado Municipal, que se assinalou no passado sábado, Jorge Mendes mostrou-se um acérrimo defensor da descentralização. “Mais do que falar o que precisamos é da sua concretizacão. O que precisamos é de apostar na governança e em modelos inteligentes de gerir o país, a partir de cada uma das suas parcelas”, disse o edil valenciano que acabou mesmo por citar Alexandre Herculano: “Que o país seja governado pelo país é a nossa divisa”.
Perante um auditório do Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV) completamente cheio, Jorge Mendes garantiu que as políticas do Município têm procurado atingir sempre a descentralização. “Quando queremos que Valença seja a melhor terra para se viver, trabalhar, estudar e visitar; quando privilegiamos as nossas Instituições na concretização das ações de cultura, de educação, de desporto e de solidariedade social; quando trabalhamos para que a nossa magnífica Fortaleza seja declarada Património Cultural da Humanidade e com isso aumentar o número de visitantes e turistas; quando criamos condições para o crescimento sustentado do ensino técnico e superior em Valença; quando gerimos com rigor a Câmara Municipal, de modo a garantir que a nossa edilidade possa ser um exemplo de boa gestão para todos e, em particular, para as empresas; quando desenvolvemos a Eurocidade Valença-Tui, fazendo do rio Minho uma fonte inesgotável de ligação entre gente irmã; quando melhoramos as nossas infraestruturas e desenvolvemos esforços para atrair mais empresas e emprego para o nosso Concelho; quando inauguramos, hoje [sábado], o Centro de Inovação e Logística/ESCE de Valença; quando nos juntamos nesta sala, colocando os interesses de Valença e dos valencianos muito acima dos interesses de cada um e de cada grupo”.
A concluir, Jorge Mendes deixou vincada a promessa de que o atual executivo irá prosseguir este caminho “com determinação”. “Existem muitos objetivos e sonhos ainda por tornar possíveis. Podem contar com o trabalho, o esforço e a dedicação do Executivo, da Assembleia Municipal e dos nossos Autarcas das Freguesias. Podem contar comigo. Estou certo que posso contar com cada um de vós”, finalizou Jorge Mendes.
Recorde-se que o Centro de Inovação e Logística de Valença foi inaugurado no passado sábado. A cerimónia contou com a presença do Presidente da República. O espaço representa um investimento superior a seis milhões de euros. De referir que o CILV integra o campus académico da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, muito elogiada por Marcelo Rebelo de Sousa. “Esta escola é muito importante. Olha para o tecido económico, para a realidade empresarial, para a criação de riqueza, para o fomento do emprego e para a fixação das pessoas”, disse o Presidente da República aos jornalistas.

Últimas