PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Jorge Mendes desafia Governo a apostar mais na conectividade do Alto Minho

9 Janeiro, 2019 - 14:53

209

0

“O Alto Minho precisa de melhorar as suas infraestruturas. Somos uma região competitiva. Queremos melhorar ainda mais, mas para isso precisamos de melhorar as nossas ligações sobretudo as rodoviárias”. A […]

“O Alto Minho precisa de melhorar as suas infraestruturas. Somos uma região competitiva. Queremos melhorar ainda mais, mas para isso precisamos de melhorar as nossas ligações sobretudo as rodoviárias”. A mensagem foi deixada esta terça-feira em Paredes de Coura, pelo presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Mendes,  à margem da conferência Por um Alto Minho mais conectado, promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Aos microfones da Rádio Vale do Minho, Jorge Mendes sublinhou também a importância da modernização da Linha do Minho. Foi em julho do ano passado que, recorde-se, foi lançada em Valença a segunda fase da empreitada de modernização do troço entre Viana do Castelo e Valença da Linha do Minho. Tal como na altura, o edil valenciano mostra-se convicto de que no final deste ano ou em princípios de 2020, “Valença será muito diferente do que é hoje”.

Mas existem também as redes móveis. “Em algumas zonas aqui do Alto Minho não existe a cobertura que todos gostaríamos, sobretudo no Parque Nacional da Peneda-Gerês. São lacunas que nos deixam mal vistos, sobretudo quando é necessário resgatar pessoas”, apontou. “Mas mesmo em Valença temos também algumas zonas mortas. Na reta de Ganfei, ao pé do convento, existem uns 400 metros sem cobertura”, lamentou. 

Perante este cenário, o autarca social-democrata deixou imediatamente o desafio a Lisboa. “Gostaríamos que o Governo central nos acompanhasse neste grande esforço de modernização e competitividade da nossa região”, concluiu Jorge Mendes.

Uma importância corroborada pelo presidente da CIM do Alto Minho, José Maria Costa. “As questões da mobilidade e das comunicações são fundamentais para o desenvolvimento dos dez concelhos da região”, disse o também presidente da Câmara de Viana do Castelo.

Fazem parte desta comunidade intermunicipal os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez, Monção, Melgaço, Ponte da Barca e Ponte de Lima.

PUB

Últimas