PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Jorge Mendes e companhia encantados com as janeiras dos mais pequenos

11 Janeiro, 2019 - 08:50

166

0

Dezenas de crianças provenientes das escolas do concelho de Valença cantaram esta quinta-feira as janeiras ao Executivo Municipal. Sorridentes, de voz afinada, conseguiram roubar imensos sorrisos aos protagonistas do palco […]

Dezenas de crianças provenientes das escolas do concelho de Valença cantaram esta quinta-feira as janeiras ao Executivo Municipal. Sorridentes, de voz afinada, conseguiram roubar imensos sorrisos aos protagonistas do palco político do concelho que se mostraram encantados com a atuação. O presidente da Câmara, Jorge Mendes (PSD), distribuiu abraços e beijinhos por toda a gente. Também sorridente e manifestamente orgulhosa mostrava-se Elisabete Domingues, vereadora da Educação, ao assistir a mais uma atividade bem conseguida pela comunidade escolar.

De referir que o cantar das Janeiras continua a ser uma das tradições mais enraizadas não só em Valença como em todo o país. Grupos de pessoas vão cantando músicas pelas ruas, geralmente à noite, anunciando o nascimento de Jesus e desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia, essas ‘sobras’ traduzem-se muitas vezes em dinheiro.

Ocorrem em Janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Hoje em dia, muitos grupos (especialmente citadinos) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês. No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.

As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra. São músicas simples, habitualmente à volta de quadras simples que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores que contribuíram.

 

PUB

 

Últimas