PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença já venceu as 7 Maravilhas. Lembra-se quando?

29 Maio, 2026 - 20:33

231

0

Em 2011.

Aconteceu em 2011. Na altura, vários pratos emblemáticos da gastronomia nacional tentavam conquistar um lugar entre as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

 

Valença chegou lá, com o Caldo Verde. 

 

A proeza aconteceu através de uma candidatura promovida pela ADRIMINHO (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho), os seis municípios que integram esta região do distrito venceram com o Caldo Verde.

 

Uma candidatura conjunta onde o prémio foi repartido por Monção, Melgaço, Valença, Paredes de Coura, Caminha e Vila Nova de Cerveira.

 

 

Uma das melhores sopas do mundo

Em 2021, a edição de viagens da cadeia televisiva norte-americana CNN elegeu o Caldo Verde como uma das 20 melhores sopas do mundo, destacando ainda o “vinho verde do Minho” como o acompanhante ideal para o repasto.

 

CNN Travel descreve o Caldo Verde como uma “mistura entre finíssimas verduras com batata e cebola produzida na região vinícola do Minho”, embora seja característica de toda a região Norte do país. “E faz bem à saúde”.

 

“Agora, esta sopa é uma estrela  da culinária portuguesa, desde as cozinhas rurais até aos cafés de luxo. Esta é a definição de reconfortante comida caseira”, classifica a publicação.

 

No Caldo Verde não pode faltar a tradicional rodelha de chouriço e a CNN Travel mostra-se rendida. Oferece-lhe um paladar “fumado salgado e que faz a sopa ainda mais deliciosa”.

 

Mas não é tudo. A CNN Travel recomenda para acompanhar esta sopa “um copo do afamado vinho verde do Minho”.

 

 

Valença de novo nas 7 Maravilhas… agora com a Fortaleza

Conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, a Fortaleza de Valença é candidata às 7 Novas Maravilhas de Portugal e foi apurada para as galas televisivas. Concorre na categoria Castelos.

 

As Novas 7 Maravilhas de Portugal arrancam a 13 de junho, em Monção, com as meias-finais da competição. Esta fase da iniciativa prolonga-se até 11 de julho, em Leiria.

 

Seguem-se as finais regionais, com início a 18 de julho, na ilha da Madeira, e término a 29 de agosto, em Santarém.

 

Os 12 programas de as Novas 7 Maravilhas de Portugal têm como missão oferecer aos espetadores “uma viagem pelo país e pelas suas gentes – um percurso feito de histórias, experiências e momentos que refletem aquilo que une os portugueses”.

 

Para votar na Fortaleza de Valença o número é 761 207 003.

 

 

[crédito fotografia: DR]