Valença já tem um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Valença (CLAIM).
Foi inaugurado hoje. Está situado nas instalações municipais do Bloco A, dos serviços de Ação Social, na avenida da Juventude.
O Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, presidiu à inauguração.
Nos Paços do Concelho decorreu o ato solene e a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), entidade que superintende os centros locais de apoio ao migrante.
Assinaram o documento o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira e o Presidente da AIMA, Pedro Portugal Ramos.
No ato o Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, lembrou que “precisamos de imigrante de forma regulada, que venham, fiquem e contribuam para o desenvolvimento de Portugal”.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, deixou a mensagem de que “queremos que todos se sintam integrados e que contribuam para o desenvolvimento do concelho e este serviço dá uma resposta essencial à comunidade migrante”.
[crédito fotografia: Município Valença]
O CLAIM Valença é um gabinete de acolhimento, informação e apoio que tem como missão “apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local”, refere a autarquia.
Este serviço presta apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
O atendimento é personalizado e conta com a colaboração de técnicos com formação para o efeito.
Comentários: 0
0
0