Começou este sábado, na freguesia de Gondomil, em Valença, mais uma edição do Festival Gastronómico ‘Sabores do Anho’.
O evento, que se prolonga até este domingo, está a ter lugar no Largo de Santa Rita, na freguesia de Gondomil, trazendo à mesa um dos sabores mais emblemáticos da gastronomia minhota.
Durante dois dias, Gondomil será ponto de encontro para quem aprecia a gastronomia tradicional, num festival que celebra os sabores, os saberes e as tradições que fazem parte da identidade gastronómica do Minho.
“Este é um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia do Alto Minho. Mais do que uma especialidade gastronómica, este é um prato profundamente ligado à nossa memória coletiva”, lembrou o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
“Num tempo em que os territórios procuram afirmar aquilo que os distingue, a gastronomia assume um papel cada vez mais importante. É património. É identidade. É cultura. Mas é também economia, turismo e oportunidade”, realçou.
“Cada pessoa que visita este festival, vem conhecer um prato. Mas leva consigo muito mais: a hospitalidade, a dinâmica das nossas gentes e da freguesia, a beleza do território e uma experiência que ajuda a afirmar o concelho como destino de excelência gastronómica, que é o propósito do nosso ciclo de festivais gastronómicos”.
O Anho no Forno com arroz pingado, confecionado à maneira tradicional, assume novamente o protagonismo.
Preparado lentamente no forno, o anho é servido com o característico arroz pingado, numa combinação que representa uma das mais genuínas expressões da cozinha tradicional minhota e que continua a reunir famílias e visitantes à volta da mesa.
Após o almoço deste sábado, o serviço de jantar arrancará pelas 19h00.
À noite, a animação musical com Savio. No domingo, 30 de agosto, o festival retoma ao meio-dia, com novo serviço de almoço, seguindo-se, durante a tarde, a atuação do Grupo Trio L&M.
O Festival Gastronómico Sabores do Anho é uma organização da Associação Cultural e Recreativa de Gondomil, da União das Freguesias de Sanfins e Gondomil e do Município de Valença.
Comentários: 0
0
0