PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença já está no terreno a fazer levantamento dos danos provocados pelo temporal

3 Janeiro, 2023 - 22:02

467

0

Concurso público para recuperação da muralha dentro de duas semanas.

Os serviços municipais de Valença estão no terreno a efetuar o levantamento das ocorrências comunicadas aos Bombeiros Voluntários de Valença e à Proteção Civil e provocadas pela intempérie, ocorrida no dia 1 de janeiro, na zona urbana e nas áreas rurais do concelho.

 

As fichas de registo de ocorrência compilam a informação detalhada dos danos provocados em equipamentos e infraestruturas municipais, em habitações e em atividades económicas.

 

“Todas estas informações serão depois reportadas à Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, que elaborará um relatório final das ocorrências, remetendo-o depois ao Governo, para eventuais apoios financeiros através do fundo de emergência”, refere o Município.

 

 

Concurso público para recuperação da muralha dentro de duas semanas

O presidente da Câmara de Valença estimou esta terça-feira poder dentro de duas semanas lançar o concurso público para a elaboração do projeto e para a obra da recuperação da muralha da Fortaleza, que sofreu uma derrocada no domingo.

 

No entanto, disse o autarca, o concurso público só será lançado após a conclusão do levantamento topográfico e da estabilização dos solos, trabalhos que deverão iniciar-se “nos próximos dias”.

 

A fortaleza do século XVII, principal ex-líbris da cidade de Valença, no distrito de Viana do Castelo, é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas.

 

O monumento nacional assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

 

No domingo, ao início da tarde, a muralha da Fortaleza de Valença sofreu uma primeira derrocada, tendo a proteção civil apontado como motivo o mau tempo que se fez sentir no Norte do país. A parte da fortaleza que caiu fica na zona da Coroada, junto ao parque de estacionamento do Município de Valença, no distrito de Viana o Castelo.

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Últimas