PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Valença

Valença: Já abriu o concurso para propostas de recuperação da antiga Estação de Ganfei

6 Outubro, 2022 - 10:28

656

0

Património.

O edifício da Estação de Ganfei, em Valença, encontra-se a concurso, no âmbito do projeto Revive Natureza, que tem abertos 10 concursos para a exploração de 12 Estações Ferroviárias em vários pontos do país.

 

Até ao próximo dia 21 de novembro, os interessados em apresentar uma candidatura para exploração turística daquela antiga estação, podem formular propostas ao Fundo Revive Natureza.

 

Os interessados podem apresentar proposta para a exploração, na vertente turística, deste imóvel, ao IP Património e obter todas as informações nos sites www.turismofundos.pt ou www.revivenatura.pt

 

Ao fim de 33 anos, sem qualquer utilidade, o edifício da Estação de Ganfei ganha agora a oportunidade de ser recuperado e colocado de novo ao serviço da comunidade.

 

A concurso encontra-se o antigo edifício de passageiros, o cais coberto e as instalações sanitárias com uma área bruta de 209 m2.

 

Este imóvel encontra-se em pleno percurso da Ecopista do Rio Minho, cujo percurso inicial, revitalizou e deu novas funções à desativada ligação ferroviária entre Valença e Monção.

 

Este percurso pelo património ferroviário, paralelo ao rio Minho, tem granjeado vários prémios internacionais, entre eles o título de terceira melhor via verde da Europa, uma via de excelência atribuída pela Associação Europeia Greenways (EGWA) e pela União Europeia.

 

A Câmara Municipal de Valença espera que os edifícios da Estação de Friestas e Verdoejo possam entrar, em breve, neste projeto Revive Natureza e voltar a ganhar nova vida e funções.

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Últimas