PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença investe no saneamento em seis freguesias – Mais 570 famílias com acesso à rede

26 Outubro, 2023 - 18:27

338

0

Está prevista, para breve, a construção de uma nova estação elevatória em São Pedro da Torre.

Mais 570 famílias valencianas vão passar a ter acesso à rede de saneamento básico do concelho.

 

As obras decorrem em várias freguesias de Valença e implicam a construção de 21,7 kms de novas condutas e um investimento de cerca de 3 milhões de euros.

 

Estes números vêm reforçar a rede de cobertura de saneamento básico no concelho que atualmente é de 133 Km’s e proporciona o acesso a este serviço a cerca de 6.000 habitações.

 

Silva, Cristelo Covo, Arão, Ganfei, Cerdal e Verdoejo são as freguesias abrangidas por este conjunto de intervenções.

 

“Levar a rede de saneamento básico ao máximo de valencianos possível é um objetivo que perseguimos, em resposta às legítimas aspirações dos valencianos, de terem mais qualidade de vida e de verem reforçado o respeito pela natureza e a sustentabilidade ambiental do concelho”, referiu o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

 

Na freguesia de São Julião e Silva última-se a construção de uma nova conduta com 4,4 Kms e duas novas elevatórias que permitiu a implantação de 112 novos ramais de acesso a habitações. Esta obra implicou um investimento de cerca de 750 mil euros.

 

Na freguesia de Valença, Cristelo Covo e Arão, nas ruas de Ervelho e travessa da Seixosa, foi construída uma nova conduta com 1 Km e uma nova elevatória que permitiu a 31 habitações o acesso à rede. Esta nova conduta implicou um investimento de 220 mil euros.

 

Na freguesia de Ganfei foi construída uma nova conduta com uma extensão de 4 Km’s o que permitiu o acesso à rede pública de 88 novas habitações. Uma obra que contou com um investimento de 610 mil euros.

 

Na freguesia de Cerdal decorre, ainda, a execução de 11,6 Km’s de novas condutas e a construção de três estações elevatórias. Esta obra que vai permitir o acesso à rede de cerca de 330 habitações implicou um investimento de 1 milhão e 200 mil euros.

 

Em Verdoejo foi construída uma nova conduta, junto à EN 101, com uma extensão de 800 metros que permitiu levar a rede de saneamento a 15 novas habitações. Esta obra implicou um investimento de 150 mil euros.

 

Para além destas intervenções está prevista, para breve, a construção de uma nova estação elevatória em São Pedro da Torre, bem como se planeia o avanço da rede de saneamento para a Travessa dos Esquecidos na freguesia de Valença e para a Rua da Trofa de Baixo, em Friestas. Em análise está, ainda, o alargamento da rede a outros pontos do concelho.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Últimas