PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença investe mais de 2,5 milhões no novo ano escolar

17 Setembro, 2022 - 10:52

245

0

Novo ano letivo.

O novo ano escolar arrancou esta sexta-feira em Valença, em todos os graus de ensino, com um conjunto de valências que pretende proporcionar aos alunos as melhores condições de aprendizagem.

 

Para o presente ano letivo, o Município complementa os apoios do Estado com valências que vão desde a rede de transportes escolares, refeições, atividades de enriquecimento curricular, bolsas de estudo e fichas escolares.

 

“O investimento efectuado pela autarquia para o ano lectivo 2022/2023 justifica-se para garantir às crianças e jovens valencianos condições necessárias para o seu percurso escolar e para a construção do seu percurso académico, profissional e pessoal”, disse o vereador da Educação, Arlindo Sousa.

 

Transportes escolares grátis até ao 12º ano

Os transportes escolares são assegurados pela Câmara Municipal que suportará, também os custos deste transporte, a todos os alunos até ao 12º ano. Neste particular, o Município de Valença investirá cerca de 115 mil euros nos passes gratuitos para alunos entre o 5º e o 12º ano de escolaridade, além de mais 172 mil euros no apoio ao transporte de crianças do Ensino Pré-escolar e do Ensino Básico de 1º Ciclo.

 

Refira-se que, apesar da gratuitidade do transporte para alunos do pré-escolar e do ensino básico de 1º ciclo estar previsto no Decreto-Lei nº 21/2019, de 30 de janeiro, para quem reside a 3Km do estabelecimento de ensino, o Município de Valença reduziu essa distância para 1,5 Km para abranger um maior número de alunos neste apoio.

 

Refeições escolares

Proporcionar as melhores refeições aos alunos é o objetivo da autarquia. Nesta área, vão ser investidos 335 mil euros, mais 107 mil relativamente ao ano anterior, mantendo, no entanto, o custo para os alunos.

 

A Câmara proporcionou formação às cozinheiras e auxiliares, na implementação de um sistema de monitorização de refeições, através da ULSAM, tendo em vista o controlo e a avaliação diária da qualidade e temperatura das refeições. Os pais ou encarregados de educação podem consultar os menus, que serão servidos aos alunos, no site do Município em https://cm-valenca.pt/cantinas-escolares.

 

 

Bolsas de Estudo, Livros de Fichas e material escolar “são prioridade”

As Bolsas de Estudo serão uma aposta do Município de Valença, garantindo igualdade no acesso à educação a todas as crianças e jovens até ao 12º ano, significando um investimento de cerca de 55 mil euros.

 

O Município comparticipa os livros de fichas escolares, até ao 7º ano inclusive, aos alunos integrados nos escalões A,B e C. Neste ano lectivo, serão 144 os alunos beneficiados no 1º ciclo e 155 no 5º, 6º e 7º ano de escolaridade, numa medida complementar à oferta de manuais escolares.

 

A autarquia vai fazer também um reforço na disponibilização de material escolar, além do estipulado por lei, beneficiando 80 alunos do 8º ao 12º ano. Nestas duas últimas ações, serão investidos mais de 24 mil euros.

 

 

Horário alargado para Atividades Complementares

O ano letivo 2022/23, continuará a contar com as Atividades de Enriquecimento Curricular, a cargo do Município, nomeadamente TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, Atividades Lúdico Expressivas e Atividade Física e Desportiva, para os alunos do 1º ciclo, entre as 16h30 e as 17h30.

 

O prolongamento de horário, nos jardins-de-infância, decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das animadoras sócio-culturais e contará com atividades de animação e apoio à família, bem como atividade física para os alunos do ensino especial.

 

Com todas as rubricas enunciadas, a gestão corrente dos equipamentos escolares, os encargos com pessoal não docente e a segurança da escola sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, o Município de Valença prevê investir para o ano escolar 2022/2023 um valor superior a 2,5 milhões de euros.

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Últimas