PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Instituto do Desporto e da Juventude alerta para a importância de fixar jovens

12 Agosto, 2015 - 15:42

262

0

Diretor Regional do IPDJ considera que ‘a Escola Superior de Ciências Empresariais é sem dúvida um centro de atratividade’.

O Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude defendeu esta quarta-feira, em Valença, que “mais do que promover a natalidade, é necessário fixar quem vem estudar para estes locais. Aqui em Valença, a Escola Superior de Ciências Empresariais é sem dúvida um centro de atratividade. Em colaboração com a autarquia, em colaboração connosco e com várias instituições fazemos com que os jovens que vêm estudar para Valença não saiam desta região. Isso é extremamente importante”. Manuel Barros falava na sessão de abertura das comemorações do Dia Internacional da Juventude, que o Município levou a cabo durante todo o dia. A data tem este ano como lema «Os Jovens e a Participação Cívica». Manuel Barros salientou que “os jovens têm dado um contributo muito grande para a coesão do nosso país. Para a coesão social, territorial e geracional. São estes os três pilares do paradigma do desenvolvimento local onde a coesão geracional é extremamente importante e deve estar no centro de todas as políticas públicas quer ao nível local, regional ou nacional”.
A ‘apadrinhar’ este dia, o Município de Valença convidou Aurora Cunha. Em declarações à rádio Vale do Minho, a antiga atleta realçou que “os jovens precisam de ter valores. Precisam de ter referências. Espero que, acima de tudo, acreditem nos seus projetos”, disse. “Vale a pena acreditar naquilo que sonhamos. Mesmo com um país em dificuldades, peço aos jovens que não deixem de sonhar, que acreditem que vale a pena ser bom profissional, que corram atrás dos sonhos”.
Por sua vez, o presidente da Câmara referiu que “é para Valença uma honra receber este evento e, de uma forma empenhada e participada, poder associar-se às atividades comemorativas do Dia Internacional da Juventude no Alto Minho”. No seu discurso, Jorge Mendes fez ainda questão de salientar que “hoje, Valença possui um conjunto de instituições capacitadas para a dinamização cultural, desportiva e social do concelho oferecendo aos jovens um conjunto de oportunidades. Esta é uma aposta fundamental e estratégica do Município no seu desenvolvimento e crescimento”.
O Dia Internacional da Juventude, que se assinala a 12 de agosto, foi instituído por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999. Surgiu em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de Agosto de 1998.

Últimas