Aconteceu em maio de 1930. Os Bombeiros de Valença receberam duas valiosas ofertas que mudaram para sempre o socorro no concelho: a primeira viatura motorizada de combate a incêndios e um chassis para ser adaptado a um pronto-socorro.
Segundo a Rede Museológica de Valença, tratou-se de uma oferta de Vitoriano Ribeiro de Figueiredo e Castro — benemérito e antigo Governador Civil do Distrito de Viana do Castelo.
O carro foi batizado de “Costureirinha“.
Explica aquele organismo que, “até esse momento, a Corporação [fundada em setembro de 1919] dependia exclusivamente de três bombas braçais e de uma carrinha de tração animal ou manual de seis lugares”.
Esta primeira viatura motorizada reduziu o tempo de resposta a incêndios na vila e nas freguesias limítrofes, “marcando uma verdadeira revolução na década de 1930”.
A viatura foi vendida anos mais tarde. Com a verba, a corporação adquiriu uma ambulância.
Comentários: 0
0
0