PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

2

0

Valença

Valença: Grupo Beneteau é o novo dono da antiga Rodman Lusitania

1 Dezembro, 2021 - 15:22

4009

0

Objetivo é constituir um centro de produção dedicado a barcos a motor com menos de 40 pés.

O Grupo Beneteau adquiriu a antiga Rodman Lusitania,  situada no Parque Empresarial de Valença, em Gandra.

 

Na sequência da recente aquisição da Starfisher, em Vila Nova de Cerveira, o Grupo Beneteau anunciou a aquisição daquele estaleiro em Valença, constituindo assim um centro de produção dedicado a barcos a motor com menos de 40 pés.

 

“Num mercado muito dinâmico de dayboating (barcos a motor com menos de 40 pés), o Grupo Beneteau continua assim o seu desenvolvimento industrial e a consolidação da sua presença em Portugal, em conjunto com as suas unidades polacas e americanas dedicadas a estes mercados”, explica Jérôme de Metz, Presidente e CEO do Grupo Beneteau.

 

“No final, planeamos produzir 1.000 barcos por ano neste novo polo, com uma mão-de-obra de cerca de 700 pessoas”, explica.

 

A cerca de dez quilómetros de distância, as duas empresas Rodman Lusitania e Starfisher vão ser fundidas na subsidiária portuguesa do Grupo Beneteau designada por GB Portugal Lda.

 

Localizadas em Valença, as instalações da Rodman Lusitania têm cerca de 60.000 m2, incluindo 20.000 m2 de fábricas e armazéns.

 

Sem atividade há vários anos, o local irá retomar a sua atividade com a produção de barcos a motor principalmente para as marcas Beneteau e Jeanneau.

 

O presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, mostrou-se evidentemente muito satisfeito com esta decisão do grupo Beneteau.

 

“O Parque Empresarial de Valença é, hoje, uma referência no acolhimento industrial na região transfronteiriça Norte de Portugal / Galiza e este investimento, por parte de um grupo internacional de relevância no setor da produção de embarcações, no concelho, é prova disso mesmo”, disse o autarca socialista.

 

José Manuel Carpinteira considera ainda “uma excelente notícia a retoma da atividade da antiga Rodman e o facto de Valença ser um dos integrantes deste polo industrial, que dá origem ao Grupo GB Portugal Lda. e que contribuirá para a criação de emprego e para a dinamização económica do concelho”.

 

 

[Fotografia: Arquivo/jornal Faro de Vigo]

Últimas