PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: GNR e Guardia Civil já patrulham centro histórico

5 Dezembro, 2022 - 12:09

1833

0

Patrulhas mistas.

GNR e Guardia Civil já estão a patrulhar o centro histórico de Valença. Uma união entre as duas forças de segurança que acontece, apurou a Rádio Vale do Minho, devido às previsões de forte afluência de visitantes ao interior da Fortaleza durante esta semana.

 

O presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, esteve já reunido com ambas as forças. O autarca inteirou-se sobre como está tudo planeado, aproveitando para felicitar e desejar bom trabalho aos militares.

 

Recorde-se que os espanhóis, particularmente os galegos, vão ter uma semana cheia de sorte. Por cá haverá um feriado [8 de dezembro], mas eles vão ter outro: 6 de dezembro, Dia da Constituição espanhola.

 

Este ano, para eles, não podia calhar de melhor forma. Feriado na terça-feira e também na quinta… ou seja, há muitos que vão aproveitar para férias extra e a imprensa galega já lhe chama de “super ponte”.

 

É de esperar que um cenários destes tenha, evidentemente, reflexos do lado de cá, particularmente em Valença. Sempre que é feriado na Galiza, são imensos os galegos que aproveitam para atravessar a ponte e vir até ao centro histórico daquela cidade alto-minhota para fazer compras e para degustar o afamado bacalhau que tanto apreciam.

 

Mas desta vez as expetativas são ainda mais elevadas.

 

Recorde-se que está já a decorrer, em Valença, a Fortaleza de Chocolate. Arrancou na passada quinta-feira e o último dia é, precisamente, esta terça-feira. A previsão para esse dia é de enorme invasão de galegos perdidos pelos doces.

 

Mas, recordamos, pode até nem ser apenas nesse dia, tendo em conta de que estamos a falar de uma “super ponte”Poderão ser cinco dias de ouro para o comércio e restauração locais.

 

Dia da Constituição comemora, em todo o território espanhol, o Referendo Nacional que aprovou a Constituição de 1978.

 

A Constituição é a lei suprema que governa todo o setor judicial do Reino de Espanha. Por definição, nenhuma outra regra ou lei espanhola está acima da Constituição, e se de alguma forma contradiz tal regra ou lei, então, não têm nenhuma validade e peso legal.

 

Nela os direitos e deveres dos cidadãos, a forma de atuar do poder público em todos os seus ramos, o funcionamento das instituições, entre outros aspectos da legislação nacional são definidos. É comemorado no dia 6 de dezembro de cada ano.

 

 

[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#GNR#Guardia Civil

Últimas