PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Fortaleza ‘à pinha’… filas no trânsito e nos restaurantes – Veja as FOTOS

12 Outubro, 2022 - 16:00

8398

0

Festa Nacional de Espanha.

À pinha. Literalmente. A Rádio Vale do Minho avisou… e, tal como sucede todos os anos, aconteceu. O centro histórico de Valença foi esta quarta-feira palco de uma autêntica invasão de visitantes galegos. A enchente ganhou contornos ainda mais carregados por toda a cidade, dado que é dia de Feira Semanal.

 

Pela hora de almoço, o desafio era encontrar um lugar nos restaurantes dentro da Fortaleza. Quase sempre lotados e praticamente todos com fila de espera à porta. Um cenário incrível que mostrava bem a paixão de nuestros hermanos pela nossa gastronomia, sobretudo pelo afamado bacalao, palavra várias vezes ouvida pela Rádio Vale do Minho que percorreu as ruas da Fortaleza.

 

Do lado de lá é Feriado Nacional. Celebra-se do Dia da Hispanidade, também conhecido como Festa Nacional de Espanha. Ainda durante a manhã, as duas fronteiras sobre o rio Minho entre Valença e Tui quase colapsaram. Uma fila de cinco quilómetros a exigir muita paciência.

 

 

Veja as fotos:

 

 

 

“Estamos sempre preparados para esta enchente. Os espanhóis são aqueles que verdadeiramente apreciam o nosso bacalhau”, disse um proprietário de restaurante ao jornal La Voz de Galicia. Mas nem só o fiel amigo é apreciado pelo povo vizinho. Polvo e arroz de marisco estão também no topo das preferências.

 

 

 

Filas e muita paciência às portas dos restaurantes. Veja as fotos:

 

 

 

Percorremos o Centro Histórico. Um entra e sai de cada loja. As compras iam-se fazendo… e os comerciantes não tinham mãos a medir no atendimento aos clientes. Muito mais galego que português em cada rua, ao virar de cada esquina.

 

Pelos cafés, encontrar uma mesa vazia também era um autêntico quebra-cabeças. Lotação absolutamente esgotada.

 

 

Um entra e sai nas lojas do centro histórico… esplanadas completamente cheias:

 

 

 

 

À saída de Valença, no momento em que a Rádio Vale do Minho tirou o carro do estacionamento, o tempo que demorou a ficar ocupado o lugar que deixamos vago foi simplesmente este: um segundo. Atrás de nós, um outro veículo de matrícula espanhola apercebeu-se da nossa saída. Terá sorrido com tamanha sorte.

 

 

Arranjar um bom lugar na ou perto da Fortaleza também pedia uma boa ponta de sorte:

 

 

O feriado desta quarta-feira em Espanha assinala ainda a chegada de Cristóvão Colombo à América (12 de outubro de 1492). Um dia também dedicado a Nª Srª do Pilar, padroeira da hispanidade. É um feriado comemorado em todos os países de língua espanhola e também nos Estados Unidos da América.

 

 

 

[Fotografias capa: DR/Rádio Vale do Minho]

Últimas