PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença/Fontoura: Enorme onda solidária em torno de família desalojada por incêndio [FOTOS]

16 Janeiro, 2021 - 19:06

284

0

PUB Foi há precisamente uma semana. Faltavam poucos minutos para as 20h00 do passado sábado quando a tragédia bateu à porta de uma família na freguesia de Fontoura. Em casa, […]

PUB

Foi há precisamente uma semana. Faltavam poucos minutos para as 20h00 do passado sábado quando a tragédia bateu à porta de uma família na freguesia de Fontoura. Em casa, apenas a mãe e um bebé com escassos meses de idade. O marido encontrava-se ausente do país.

Subitamente, apurou a Rádio Vale do Minho, o interior da casa começou a encher-se de fumo. Tarde demais. O telhado estava já a ser tomado pelas chamas. A proprietária teve apenas tempo de sair rapidamente dali com a criança ao colo.

De imediato chegaram os Bombeiros Voluntários de Valença. Eram mais de 20 operacionais auxiliados por quatro viaturas. Em cerca de uma hora, o incêndio ficou extinto. No entanto, a habitação ficou destruída. Mãe e bebé tiveram de ser realojados na casa de um vizinho.

 

“Fiquei chocado com o que vi”

 

Na manhã seguinte, André Rodrigues, residente em Fontoura, passou no local. “Fiquei chocado com o que vi. A senhora ficou apenas com a roupa que tinha no corpo e com a criança de quatro meses ao colo”, contou à Rádio Vale do Minho.

Foi então que decidiu pôr mãos à obra num grupo de Whatsapp [aplicação para telemóvel] que agrega dezenas de residentes ou naturais daquela freguesia. O apelo foi lançado e a comunidade respondeu em peso. “Começaram desde logo por ir à farmácia comprar fraldas, leite e tudo o que fazia falta para a criança”, disse.

Mas a onda de solidariedade começou a tomar proporções enormes. Começou a chegar roupa e bens de todo o género para ajudar a desafortunada família. “Foi tremendo! Tivemos mesmo de começar a pedir às pessoas para abrandarem porque a senhora não tinha mais capacidade para armazenar”.

Orgulhoso, André Rodrigues não poupa elogios ao “enorme coração” da freguesia. “Funcionou muito bem. A senhora mostrou-se e mostra-se muito agradecida”, acrescentou.

Para além dos avultados danos materiais, este incêndio não fez quaisquer vítimas.

 

 

Veja as fotos da destruição provocada pelo incêndio [créditos: DR]

 

 

PUB

Últimas