PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença foi à Galiza mostrar turismo, história e… o caminho de Santiago

11 Novembro, 2021 - 22:31

695

0

Congresso Fairway.

Valença marcou por estes dias presença na 4ª edição do Congresso Fairway, em Santiago de Compostela, na Galiza, Espanha. Um congresso que juntou vários concelhos e entidades debruçado sobre a proteção e valorização dos Caminhos de Santiago. 

 

O evento decorreu entre os passados dias 7 e 9 de novembro. Uma presença que, explicou o Município, teve como objetivo a promoção dos vários Caminhos de Santiago, que atravessam o concelho.

 

A promoção valenciana esteve inserida no stand do Turismo Porto e Norte de Portugal e contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier [na foto].

 

“Esta foi uma oportunidade para dar a conhecer os percursos do caminho em Valença, as suas singularidades, valores e história, a oferta do concelho em termos de recursos turísticos e as suas potencialidades”, refere a autarquia.

Cada peregrino tem um impacto económico equivalente a 2,3 turistas

Cada peregrino de Santiago gera um impacto económico equivalente a 2,3 turistas. Esta é uma das conclusões de um estudo da Universidade de Santiago, na Galiza, Espanha, apresentado nesta edição do Fairway.

 

De acordo com o jornal La Voz de Galicia, o documento foi divulgado pelo coordenador do grupo de pesquisa, Melchor Fernández. Outra das conclusões principais é que “cada euro gasto por cada peregrino gera até mais 18% de emprego”, contribuindo com 3,6% de todo o gasto turístico na Galiza.

 

Realça ainda a pesquisa que “80% das pessoas que percorrem qualquer um dos Caminhos de Santiago, regressam à Galiza como turistas, consumindo assim outros serviços”.

 

Aponta ainda aquele estudo que “as peregrinações ajudam também a valorizar as zonas rurais pelas quais os peregrinos passam até Santiago”. Há um favorecimento do povoamento demográfico “já que 40% da população rural da Galiza reside próxima de algum dos Caminhos”.

 

Defendendo a importância de valorizar cada vez mais os Caminhos de Santiago, o documento acrescenta ainda que entre os pontos mais positivos destacados pela maioria dos peregrinos ao longo do trajeto estão o cuidado com a natureza, a acessibilidade e a autenticidade dos percursos. 

Últimas