PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Festival Gastronómico ‘Sabores Serranos’ caminha para “a melhor edição de sempre”

11 Maio, 2019 - 19:58

375

0

A Junta da União de Freguesias de S. Julião e Silva, em Valença, antevê que a edição deste ano do Festival Gastronómico Sabores Serranos seja “a melhor de sempre”. Em […]

A Junta da União de Freguesias de S. Julião e Silva, em Valença, antevê que a edição deste ano do Festival Gastronómico Sabores Serranos seja “a melhor de sempre”. Em declarações à Rádio Vale do Minho, o autarca daquela união de freguesias, Manuel Alberto Barros, justificou com números que fazem já fazem sorrir a organização. “Só ao almoço já foram consumidos 15 leitões e para o jantar deste sábado já temos reservados mais 20”, revelou.

Recorde-se que o Leitão no Caixote é a grande especialidade deste certame que arrancou este sábado e vai prolongar-se até domingo. Dois dias de festa e muita música que estão a atrair centenas de portugueses e galegos a S. Julião. “É um prato cada vez mais apreciado. Está mesmo muita gente a passar por aqui. Estamos a aumentar as vendas significativamente”, referiu Manuel Barros. “Isto é fruto de muito trabalho. Houve anos em que as condições não foram as melhores, mas fizemos das tripas coração e felizmente está a correr tudo muito bem”, continuou.

Entre ranchos e concertinas vindos dos dois lados do rio Minho, fica bem patente que o certame está a atrair muitos galegos. “A minha aposta foi precisamente por trazer grupos musicais espanhóis também para os cativar a vir a este certame que divulga cada vez mais esta freguesia e Valença”.

Pelas mesas encontramos o Vereador da Cultura na Câmara de Valença. Também visivelmente satisfeito, José Monte fala de “uma aposta ganha do Município em tentar promover cada vez mais este tipo de eventos”. No total, são esperados cerca de 1500 visitantes e José Monte acredita que a fasquia será atingida. “Temos tido visitantes vindos de todo o Norte do país e da Galiza. Gente que quer conhecer mais este território e a nossa gastronomia”, sublinhou o autarca.

O evento, conforme foi referido, prolonga-se até este domingo. O programa reserva ainda muita música, gastronomia e várias atividades. Ainda este sábado, pelas 22h00, sobe ao palco o grupo Fanfarra Minhota. Duas horas depois, e a encerrar este primeiro dia, vai ter lugar a Queimada Serrana.

Este domingo, o programa começa pelas 9h00 com a realização do Trilho Sabores Serranos. As portas do recinto abrem às 11h30. Já durante a tarde, a partir das 15h00, realiza-se o Encontro de Folclore Serrano. Às 17h00 sobe ao palco um grupo de Zumba. O encerramento do certame está previso para as 20h00.

Este é um fim-de-semana em que a autarquia pretende dar mais visibilidade às freguesias do interior do concelho, que dinamizam o porco nas suas festividades e nos pratos gastronómicos que lhes estão associados.

 

PUB

Últimas