PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Valença: Feira dos Santos de Cerdal já é Património Imaterial

27 Outubro, 2023 - 12:21

2197

0

Anunciou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A Feira dos Santos de Cerdal, em Valença, já foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), aguardando agora a publicação em Diário da República, informou hoje a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

 

Em comunicado, citado pelo jornal O Minho, a DGPC refere que a Feira dos Santos de Cerdal, de acordo com as últimas investigações, remonta o século XVII, e realiza-se anualmente em Valença.

 

“Apresenta-se como uma festividade cujas práticas sociais, rituais e eventos associados refletem as históricas relações luso-galaicas características do Alto Minho raiano, englobando um amplo conjunto de costumes e tradições com impacto direto e indireto na comunidade local e na região onde se insere, de ambos lados da fronteira”, pode ler-se.

 

A feira decorre no Terreiro de São Bento, em Cerdal, Valença, no dia 1 de novembro, estendendo-se pelo dia seguinte, altura em que a Igreja Católica celebra a “Festa de Todos os Santos” e o “Dia de Fiéis Defuntos”.

 

“Com raízes que se perdem no tempo, surge como manifestação já devidamente consolidada em meados do século XVIII, embora se possa apontar para uma génese mais recuada, relacionada com uma provisão do rei Filipe IV de Espanha em favor do Mosteiro de Ganfei, no século anterior”, salienta a DGPC.

 

Com esta inscrição, a DGPC “reconhece a relevância desta prática enquanto reflexo da identidade da comunidade no presente, bem como a sua importância no desenvolvimento cultural e económico do território em que se insere”.

 

O pedido de registo foi submetido pelo Núcleo Museológico de Valença, resultado de um processo de investigação conduzido entre 2020 e 2022, em estreita colaboração com elementos relacionados com a Feira nas suas várias componentes.

 

[Fotografia: DR]

Últimas