PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Faleceu a menina Rosinha – A centenária da freguesia de Taião

8 Janeiro, 2020 - 19:34

550

0

PUB Faleceu esta quarta-feira a menina Rosa, centenária residente na freguesia de Taião, em Valença. Completou no passado mês de dezembro 107 anos de vida. Estava entre os alto-minhotos mais […]

PUB

Faleceu esta quarta-feira a menina Rosa, centenária residente na freguesia de Taião, em Valença. Completou no passado mês de dezembro 107 anos de vida. Estava entre os alto-minhotos mais velhos da atualidade.

Rosa nasceu a 10 de dezembro de 1912. Atravessou duas guerras mundiais. Viveu a revolução dos Cravos. Viu uma dezena de Papas e quatro deles já são santos. 

Levou uma vida de muito trabalho. Hoje vive em casa de uma familiar. Continua muito lúcida e bem-disposta”, contou em dezembro à Rádio Vale do Minho uma das netas da Rosinha, como era conhecida entre toda a comunidade.

“Durante o dia gosta muito de rezar. Vai conversando com as vizinhas e também dorme um pouco. Só não gosta é de ver televisão”, disse ainda a neta na altura.

Na festa em que soprou 107 velas, a Rosinha teve um dia cheio de visitas especiais. Entre elas o Padre Ricardo Esteves – pároco da freguesia – que conquistou desde logo a simpatia da centenária.

Das mãos do presidente da Câmara, Manuel Lopes, a menina Rosinha recebeu um ramo de flores. Ficou embevecida, pois claro. Para orgulho maior dos familiares que assistiam a tamanhos privilégios, foi ainda tirada a foto de honra com o Executivo Municipal e com o novo pároco.

A menina Rosa partiu esta quarta-feira. De “morte natural”, conforme disse à Rádio Vale do Minho fonte próxima da família. Para trás deixa uma vida recheada de trabalho e uma grande família. Para sempre ficará a memória de uma centenária sorridente, com uma lucidez e um sentido de humor invejável.

 

A menina Rosa, no seu 107º aniversário, a receber um ramo de flores das mãos do presidente da Câmara, Manuel Lopes

 

PUB

Últimas