PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Exposição de tesouros arqueológicos assinala 10 anos de descobertas na Fortaleza

19 Outubro, 2015 - 08:47

168

0

Entre os objetos estão faianças e outros utensílios domésticos, moedas, projeteis de metal de várias épocas, bem como a reprodução de um dos enterramento identificados no adro da Igreja de Santa Maria dos Anjos.

Fragmentos de ânfora, material de construção, peças de jogo, pesos de tear e pesos de rede de pesca são algumas das peças da época romana encontradas na Fortaleza de Valença. Estes tesouros estão em exposição no Núcleo Museológico da cidade, numa mostra que pretende assinalar os 10 anos de intervenções arqueológicas naquele espaço. “É o trabalho que, durante uma década, foi feito pela Universidade do Minho através do protocolo feito com o Município no âmbito das intervenções feitas para os melhoramentos dentro da fortaleza”, explicou à Vale do Minho José Monte, vereador na Câmara Municipal. “É uma mostra que pretende dar conhecimento daquilo que se descobriu, com painéis alusivos e com mensagens sobre o que aconteceu desde o nascimento desta fortaleza. Há também pequenas relíquias que fomos guardando ao longo destes 10 anos, fruto do trabalho execional dos arqueólogos da Universidade do Minho”, realçou o autarca. Entre as relíquias estão faianças e outros utensílios domésticos, moedas, projeteis de metal de várias épocas, bem como a reprodução de um dos enterramento identificados no adro da Igreja de Santa Maria dos Anjos.
Esta intervenção arqueológica proporcionou novos dados que vieram alterar a história local, no que respeita ao seu povoamento. Destaca-se a identificação de um povoado fortificado tipo “castro”, com uma linha de muralha sub-circular que deveria coroar o outeiro, da qual se identificaram parte de um talude térreo, associado a uma escadaria, em cujos aterros se recolheram materiais datáveis de época romana (séculos I-IV). Os trabalhos arqueológicos foram executados sob a direção científica do arqueólogo Luís Fontes, com a co-responsabilidade da arqueóloga Belisa Pereira.
A exposição é uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença em parceria com a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho. Vai estar patente ao público até 30 de Novembro.

Últimas