PUB
O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta semana um financiamento de 16 milhões de euros para a requalificação da linha ferroviária entre o Porto e Vigo que, recorde-se, passa por Valença.
De acordo com o jornal espanhol Atlântico Diário, a Comissão Europeia apresentou no PE vários projetos incluídos no Mecanismo Connect Europe. Entre eles estão duas intervenções na Galiza, sendo que uma delas diz respeito à linha ferroviária que liga Tui a Portugal.
São 16 milhões de euros que, refere o periódico, serão investidos na eletrificação de um trecho de 6,5 quilómetros da linha. O projeto inclui a eletrificação e a modernização dos sistemas de sinalização e segurança. “Os cidadãos e as empresas dos dois países vão beneficiar com esta melhoria do serviço ferroviário”, afirmou a Comissão Européia.
Do investimento total, que deve ser concluído em 2023, mais de 6,5 milhões serão pagos pela Europa. A melhoria deste trecho permitirá que comboios elétricos de última geração, do tipo Alvia, possam circular entre Vigo e Porto. Tudo somado, resulta quase na completa modernização da ferrovia entre Braga e Valença.
As previsões apontam para que o tempo de viagem entre Vigo e Porto passe a ser de uma hora e meia, em comparação com as mais de duas horas atuais.
[Fotografia: Atlântico Diário]
PUB
 
			



 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
																
Comentários: 0
0
0