Estão praticamente concluídos os trabalhos de reconstrução do pano de muralha do Baluarte de S. José, na Fortaleza de Valença.
Ficou como novo. Agora só mesmo o tempo lhe poderá a tonalidade que tornará este troço do amuralhado igual aos restantes.

[crédito fotografia: Olhar Viana do Castelo]
A intervenção decorre sob monitorização dos técnicos da Unidade da Cultura da CCDR-Norte e do Município de Valença.
A recuperação desta estrutura histórica respeitou integralmente as características originais da construção setecentista.

[crédito fotografia: Olhar Viana do Castelo]
Ao longo dos últimos meseses, recorde-se, o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, acompanhou pessoalmente a evolução dos trabalhos.
“Estamos comprometidos em devolver à Fortaleza de Valença toda a sua integridade histórica, garantindo que esta obra seja executada com o máximo rigor técnico e respeito pelo património que nos foi legado”, salientou.
Esta intervenção irá repôs a totalidade da estrutura original, mantendo intacto o valor patrimonial de um dos mais emblemáticos exemplos da arquitetura militar portuguesa.

[crédito fotografia: Olhar Viana do Castelo]
Recorde-se que foi no dia 1 de janeiro de 2023 que, devido a um intenso temporal que se abateu sobre a região, o pano desta zona da Fortaleza colapsou.
Comentários: 0
0
0