PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Esta imagem tem 90 anos – Quando a Volta a Portugal ‘fazia uma perninha’ na Galiza

10 Agosto, 2022 - 14:20

419

0

Volta a Portugal.

É uma foto que faz este ano precisamente 90 anos. Em 1932, a Volta a Portugal em bicicleta estava ainda na 3ª edição. No total eram 19 etapas.

 

À entrada para a 14ª etapa, o português Alfredo Trindade era um dos fortes candidatos à vitória. Pela frente, mais 155 quilómetros entre o Porto… e Vigo, na Galiza.

 

Percurso da 3ª Volta a Portugal, em 1932 – com passagem pela Galiza

[Fonte: DR]

 

 

O trajeto passava por Valença. E o ciclista entrou na cidade à campeão… já largamente distanciado do resto do pelotão, entrou na Ponte Internacional [que ainda nem meio século tinha e o piso ainda em paralelo].

 

Alfredo Trindade, então com 24 anos, venceu não só essa etapa, como a Volta a Portugal desse ano. Venceria também no ano seguinte. Tinha como grande rival o ciclista José Maria Nicolau, do SL Benfica.

 

Trindade faleceu a 15 de outubro de 1977. O corpo está sepultado em Valada do Ribatejo, distrito de Santarém.

 

Volta passa por Valença no próximo sábado

A 83ª Volta a Portugal vai passar por Valença no próximo sábado, dia 13 de agosto. Será a 8ª etapa, que vai ligar Viana do Castelo a Fafe, num total de 182,4 quilómetros.

 

A prova que terá como ponto de partida a Praia Norte, em Viana do Castelo seguirá pela Estrada Nacional 13, pelo concelhos de Caminha e Vila Nova de Cerveira, até a meta volante de esta situada em Valença, na Avenida Miguel Dantas.

 

Segundo o Município, “a passagem por esta meta volante deverá acontecer entre as 13h45 e as 14h00”.

 

O pelotão continua, depois, em direção a Monção.

 

A Volta a Portugal decorre até 15 de agosto e liga a Praça do Império, em Lisboa à Marginal de Gaia com uma incursão em Espanha. Serão percorridos 1559,7 quilómetros divididos entre o Prólogo e as 10 etapas. 

 

 

 

[Fotografia: DR/Via FB Jim Lago Douton]

Últimas