PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença ‘esfrega as mãos’ e espera ‘invasão’ galega esta segunda-feira

24 Julho, 2022 - 22:05

766

0

Galegos festejam este domingo Dia da Galiza e Dia de Santiago.

A tradição deverá voltar a cumprir-se esta segunda-feira em Valença. O tempo promete ajudar… e muito. Céu pouco nublado ou limpo, com termómetros nos 30ºC de máxima são mais um ingrediente fundamental que levará milhares de galegos até àquela cidade raiana do alto-minho.

 

Esta segunda-feira, recorde-se, é feriado em toda a Galiza. Festeja-se o Dia de Santiago e Dia da Galiza. A restauração e comércio local de Valença preparam-se para mais uma invasão do povo vizinho que não resiste ao afamado bacalhau e a toda a gastronomia tradicional valenciana.

 

 

Maior Seta de Santiago do Mundo

Terá 13 metros… mas não deverá durar muitoUma Seta de Santiago gigante, que será… um bolo de aniversário.

 

A iniciativa está prevista para a esta segunda-feira, dia 25 de julho.

 

“Na Praça da República haverá um bolo gigante, de cerca de 13 metros, em forma de Seta de Santiago que irá comemorar o Dia de Santiago, e assinalar a passagem de milhares de peregrinos por Valença”, anunciou o Município em nota enviada.

 

Trata-se de uma iniciativa que vai assinalar e comemorar o Dia de Santiago, que se celebra neste dia, em Espanha. A festa tem início a partir das 16h00.

 

Recorde-se que a Seta de Santiago (ou seta amarela) é dos símbolos mais internacionais do Caminho de Santiago, pintada a brocha em calçadas, casas, cercas e árvores.

 

Tem uma origem recente, pois nasceu em 1984 por iniciativa de um sacerdote d’O Cebreiro, Elías Valiña, que sinalizou deste modo, desde Roncesvalles até Santiago, todo o Caminho Francês.

 

Ao lado da seta amarela, outro sinal identificador do Caminho, neste caso já histórico, é a vieira ou concha, que podemos ver esculpida numa grande quantidade de igrejas ou monumentos, e atualmente representada, junto à seta amarela, em todos os indicadores do Caminho.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas