PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Valença

Valença: Em Gondomil já se come anho assado no forno à moda antiga

2 Setembro, 2023 - 15:49

2503

0

Festival Gastronómico.

Já arrancou na freguesia de Gondomil, em Valença, mais uma edição do Festival Gastronómico Sabores do Anho. O evento vai prolongar-se até este domingo.

 

À mesa, o anho no forno, com arroz pingado, em alguidar, confecionado nos fornos a lenha, à moda antiga. O Largo de Santa Rita é o espaço de acolhimento do certame.

 

“Este festival gastronómico deve-se a muito esforço e muita dedicação das pessoas de Gondomil e de Sanfins e também de todos aqueles que colaboram para que este evento seja possível de se realizar. São eventos que servem para promover e valorizar os nossos produtos locais, isto para que o nosso setor primário possa também valorizar-se”, destacou desde logo o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira este sábado, na sessão de abertura.

 

“Quem trabalha no setor primário deve ser muito valorizado”, defendeu o autarca, sugerindo a que quem trabalha nesta área recorra aos apoios comunitários.

 

“Entendemos também que estes eventos que se fazem nas freguesias são muito importantes para aproximar o nosso território mais urbano destas áreas mais rurais. É, por isso, com satisfação que apoiamos esta iniciativa”, concluiu.

 

Já o Presidente da Junta da União de Freguesias de Gondomil e Sanfins, Paulo Pacheco, destacou a importância deste certame no sentido de “divulgar a terra e as tradições”.

 

“Pretendemos que, todos os que visitem Gondomil neste fim de semana, encontrem um prato de excelência tão caraterísticos desta região”, disse.

 

 

 

[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

Os anhos, preparados para este festival, “são criados em pastoreio livre nos montes e campos locais, entre a erva e a carqueja que dão um toque singular à carne do anho”, assegura a autarquia.

 

Preparado com banhos de temperos das ervas aromáticas da região, vai a cozer lentamente nos tradicionais fornos de lenha.

 

Durante dois dias é possível saborear este manjar e desfrutar de um amplo programa de animação, de que se destaca a atuação da orquestra Costa Rica no sábado à noite e do Tiago Maroto no domingo à tarde.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

As refeições podem ser saboreadas no sábado, 2 de setembro, ao almoço, a partir das 12h00 e ao jantar, a partir das 19h00 e no domingo, 3 de setembro ao almoço, também, a partir das 12h00.

 

A iniciativa é da Junta da União de Freguesias de Sanfins e Gondomil e da Associação Cultural de Gondomil e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença.

 

 

 

[Fotografias capa: cedidas à Rádio Vale do Minho]

Últimas