PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

4

6

Valença

Valença em choque – Uma ‘ferida aberta’ no coração de todos [FOTOS]

1 Janeiro, 2023 - 17:04

21735

0

Pano da fortaleza não resistiu ao temporal.

A primeira imagem, divulgada pelo Município de Valença, chocou. Difícil acreditar nas evidências. A autarquia acabava de anunciar que “o pano de muralha da Fortaleza, na zona da Coroada voltada para a Raposeira” tinha desabado.

 

Nas redes sociais, os valencianos ficaram sem reação. Nós também. Tivemos de lá ir. Ver com os nossos próprios olhos. E vimos.

 

As imagens falam por si. O temporal que se tem assolado o Alto Minho desde a madrugada deste domingo foi de tal forma implacável que nem parte das pedras da Fortaleza aguentou.

 

 

Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

A Fortaleza de Valença, que começou a ser construída no século 12, é formada pelos polígonos da Magistral (mais antiga) e da Coroada, separados por um fosso, com falsas-bragas. Possui dez baluartes e dois meios baluartes, cinco revelins, cinco reparos, seis redentes, dois contraguardas, dois cobre-faces, um tenalha, 34 guaritas, 214 canhoneiras, seis fortes, três poternas, dois paióis e 10 casamatas.

 

Este incidente acontece numa altura em que que Valença integra a candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património Mundial da UNESCO.

 

 

 

[Fotografia capa: Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Derrocada

Últimas