PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Valença

Valença em alerta após confirmação em Tui do mosquito que transmite dengue

7 Outubro, 2025 - 17:41

2147

0

Reproduz-se em locais de água estagnada.

O Município de Valença garantiu esta terça-feira que vai tomar as diligências necessárias para apurar se o mosquito-tigre, identificado do outro lado da fronteira, em Tui, na Galiza, também está presente no concelho.

 

Segundo o jornal O Minho, o compromisso foi deixado pelo Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

 

Conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, a presença do mosquito-tigre asiático (Aedes albopictus) foi confirmada no concelho galego de Tui.

 

Em nota divulgada nas redes sociais, a autarquia tudense informa que o Município, em colaboração com a Rede Galega de Vigilância de Vectores (REAGIVEC) está a “ampliar a vigilância com a colocação de armadilhas no sentido de avaliar a dimensão da ameaça”.

 

Na mesma publicação, o Município de Tui apela à população que comunique imediatamente caso aviste algum exemplar desta espécie.

 

 

 

[fonte: Concello Tui]

 

A picada do mosquito tigre pode ser dolorosa e provocar reações alérgicas.No entanto, o mais preocupante, conforme explica o portal Wilder, é que esta espécie diferencia-se do mosquito comum (Culicidae) pelo facto de ser portador de vários vírus, alguns deles considerados perigosos nomeadamente dengue, chikungunya (uma doença viral caracterizada por febre altas e dores nas articulações), e também do vírus Zika, que pode causar febre, erupção cutânea, dor articular ou conjuntivite.É razoavelmente pequeno em tamanho. Não ultrapassa 1 centímetro.Este inseto tende a reproduzir-se em locais de água estagnada durante mais de uma semana.

 

Especialistas recomendam à população que esteja sobretudo atenta a bebedouros para animais de estimação.

 

É também recomendada uma boa higiene pessoal e uso de repelentes eficazes para minimizar o risco de picadas.

 

 

[crédito fotografia: DR]