PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Valença: Eis a ‘nova’ Academia de Música – Veja as FOTOS das instalações

23 Janeiro, 2024 - 18:38

167

0

No renovado edifício do Bloco B, na Avenida da Juventude.

O Município de Valença inaugurou as novas instalações da Academia de Música Fortaleza de Valença, no renovado edifício do Bloco B, na Avenida da Juventude.

 

Conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, a obra de reconversão do edifício, a cargo da Câmara Municipal de Valença, implicou um investimento de aproximadamente 300 mil euros.

 

A intervenção incidiu, sobretudo, no interior, com o reformulação dos espaços de forma a readapta-los às novas funções.

 

Recorde-se que este edifício esteve integrado no complexo escolar das Muralhas do Minho até à sua desafetação.

 

O ato foi presidido pelo Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira e pela Diretora da AMFV, Ivore Ribeiro. Seguiu-se um concerto de Eliseu Silva & Olga Amaro, com obras musicais de César Franck & Medina Ribas.

 

“A partir de hoje, a Academia de Música da Fortaleza de Valença dispõe de umas instalações condizentes com a sua valia educativa, artística e cultural, com salas preparadas para aulas individuais ou de grupo; um auditório acusticamente preparado para as suas audições e espetáculos; e salas adequadas para professores, alunos e serviços administrativos. Este é mais um equipamento ao dispor da comunidade valenciana e dos jovens, em particular, continuando o Município empenhado na concretização de novos equipamentos, que contribuam para o bem-estar da nossa população”, referiu José Manuel Carpinteira na sua intervenção.

 

As novas instalações da AMFV constam de dois pisos.

 

O piso superior fica com 7 salas de formação musical e de instrumentos e o rés do chão conta com um auditório, recepção, sala de professores, sala de alunos, serviços administrativos, além de espaços de arrumação e instalações sanitárias.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município de Valença]

 

 

A Academia de Música da Fortaleza de Valença é um estabelecimento de ensino especializado da música, integrado no ensino particular e cooperativo homologada, pelo Ministério da Educação e Ciência, em 2014.

 

Atualmente, tem cerca de 300 alunos, 29 professores e 4 funcionários.

 

Da oferta da Academia constam o Curso de Iniciação em Música, o Curso Básico de Música, o Curso Secundário de Música e o Curso Livre de Instrumento.

 

Para além destes cursos a Academia desenvolve uma intensa atividade cultural e formativa em Valença, com projetos como as Oficinas de Música e o Projeto Fora da Pauta.

 

Esta obra foi a concretização de um sonho da direção, dos docentes e dos funcionários, mas também dos alunos e dos seus encarregados de educação, que agora possuem um novo espaço para o ensino especializado da música, com melhores condições de conforto e, por inerência, de aprendizagem para os alunos e de trabalho para os professores e funcionários.

 

 

[Fotografias capa: Município Valença]

Últimas