PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

3

1

Valença

Valença: Eis a árvore mais antiga do concelho – Sabe onde está?

19 Abril, 2023 - 12:07

4089

0

Património natural.

É um castanheiro e está no Monte do Faro, na freguesia de Ganfei. É oficialmente a árvore mais antiga do concelho de Valença. Segundo um ranking divulgado pelo Município, terá cerca de 550 anos.

 

Mas esta árvore é seguida de perto por outras na sua longevidade, como por exemplo um outro castanheiro, mais precisamente um Castanheiro da Gabiarra, próximo da Fortaleza de Valença, que tem cerca de 500 anos.

 

 

Castanheiro da Gabiarra, na Fortaleza, tem cerca de 500 anos de idade

[Fotografia: Município Valença]

 

 

As datações foram realizadas pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

 

Em nota divulgada, a autarquia “reconhece a necessidade de preservar e divulgar o património natural do concelho de excecional valor e de valorização e divulgação da região, bem como servir de estimulo para um maior envolvimento da sociedade em geral na sua proteção e reconhecimento”.

 

“Assim decorre a recolha de informação e documentação que se destina à Classificação de Interesse Municipal aplicável a exemplares isolados e grupos de espécies arbóreas que, pela sua representatividade, raridade, porte, idade, historial, significado cultural e enquadramento paisagístico, possam ser considerados de relevante interesse para o Município de Valença, bem como pela necessidade de cuidadosa conservação de exemplares ou conjuntos de exemplares”, acrescenta.

 

De acordo com o ranking efetuado, a árvore mais antiga existente no concelho é um sobreiro, existente no Monte do Faro, na freguesia de Ganfei, com cerca de 550 anos.

 

 

Eis o ranking:

  • Castanheiro Monte do Faro – 550 anos – Ganfei;
  • Castanheiro da Gabiarrra – 500 anos – Fortaleza;
  • Sobreiro – 500 anos – Taião;
  • Sobreiro – 500 – Sanfins;
  • Magnólia – 200 anos – Fortaleza;
  • Carvalho – 200 anos – Verdoejo;
  • Carvalho – 200 anos – Sanfins;
  • Eucalipto de Fontoura – 200 anos – Fontoura.

 

 

Nesta lista encontram-se ainda, mas sem datação, um Bosquete do Monte do Faro, em Ganfei; um Bosquete / Sobreiral do Largo da Feira dos Santos, em Cerdal; e um Arvoredo – Melhoramento Genético de Chamosinhos, em S. Pedro da Torre.

 

No próximo dia 19 de maio, com inicio às 13h30 nas Portas do Sol, na Fortaleza, haverá uma visita para todo os interessados no Património Natural Monumental, com deslocação em autocarro do Município, sendo necessária a inscrição prévia através do email: [email protected]

 

 

[Fotografia capa: Município Valença]

Tópicos:

#Património

Últimas