PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Valença e Tui estudam Policia Municipal conjunta

1 Agosto, 2011 - 08:38

251

0

Os municípios de Valença e Tui, na Galiza, vão avançar, em Outubro, para a constituição da segunda eurocidade entre Portugal e Espanha, um projecto que poderá dar origem à primeira Polícia Municipal conjunta entre os dois países.

Os municípios de Valença e Tui, na Galiza, vão avançar, em Outubro, para a constituição da segunda eurocidade entre Portugal e Espanha, um projecto que poderá dar origem à primeira Polícia Municipal conjunta entre os dois países. À Rádio Vale do Minho, o autarca Jorge Mendes explica que esta partilha de serviços seria uma "mais-valia" para ambas as partes. Apesar de tudo, este é assunto que está a ser analisado.

A constituição formal da eurocidade Valença-Tui está prevista para Outubro, depois do aval, em Setembro, nos respectivos órgãos locais. Numa primeira fase, será possível aos dois municípios a gestão conjunta de equipamentos. Jorge Mendes diz que é preciso "potenciar" as relações entre as duas comunidades, que em conjunto têm mais de 20 mil habitantes.

Com a criação de uma eurocidade, será permitida a partilha e a gestão conjunta de alguns equipamentos, incluindo os investimentos a serem realizados. É o caso da piscina municipal, estrutura que poderá ser gerida pelos dois municípios transfronteiriços, uma vez que, actualmente, mais de 60 por cento dos 1700 utilizadores mensais são galegos. O mesmo cenário já acontece também com o Conservatório de Música de Tui, frequentado por dezenas de jovens de Valença.

É já em Outubro que as duas cidades vizinhas, Valença e Tui, avançam para a constituição de uma eurocidade, com a partilha da gestão de alguns equipamentos, cuja utilização será feita, através de um cartão de cidadão da eurocidade. Com este protocolo, será ainda possível construir estruturas municipais comuns às duas cidades, partilhando custos e a gestão.

Últimas