PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Valença

“Valença é o concelho de Portugal com maior concentração de gravuras rupestres” – FOTOS

12 Setembro, 2022 - 20:42

1116

0

Mais uma centena foi ver as gravuras à noite.

“Valença é o concelho de Portugal com maior concentração de gravuras rupestres”, a certeza foi deixada este fim de semana pelo conhecido arqueólogo Pablo Novoa Alvarez.

 

As palavras foram testemunhadas por mais de uma centena de pessoas marcou presença na passada sexta-feira e sábado na freguesia de Verdoejo, em Valença, para duas caminhadas noturnas (uma em cada dia) intituladas Verdoejo, aldeia rupestre.

 

A iniciativa, a cargo da Associação Desportiva Verdoejense, pretendeu “promover o nosso património, sensibilizando assim a comunidade para a importância e riqueza que esse património representa para todos”, explicou a organização. 

 

Em três grupos divididos por cada um dos dias e com cerca de 20 pessoas, todos tiveram oportunidade de realizar um trajeto de dois quilómetros, onde foram visitadas três estações com vários afloramentos de gravuras rupestres.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Associação Desportiva Verdoejense]

 

 

 

Durante a caminhada os participantes tiveram a oportunidade de identificar as várias gravuras rupestres com recurso à projeção rasante de luz da lanterna.

 

No final e de regresso ao ponto de partida, no Salão de S. Tomé, Pablo Novoa Alvarez fez aos participantes um enquadramento das gravuras previamente identificadas e que foram nesse momento projetadas para melhor visualização de todos.

 

Nesta sessão foi ainda revelado por Óscar Silva, em representação do Município de Valença, que a autarquia “já tem em curso o levantamento das gravuras rupestres tendo em vista a sua melhor divulgação”.

 

 

[Fotografias capa: Associação Desportiva Verdoejense]

Últimas