PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Valença e Coura já «içaram» o Nível II de Cidades de Excelência

21 Março, 2017 - 17:35

166

0

Ambos os Municípios vêem reconhecido o trabalho desenvolvido na área da requalificação urbana e da promoção turística.

Valença e Paredes de Coura receberam esta terça-feira a Bandeira “Cidades de Excelência – Nível II”. Ambos os Municípios vêem reconhecido o trabalho desenvolvido na área da requalificação urbana e da promoção turística mereceu a Valença o grau de Cidade de Excelência. Em Valença “na área da regeneração urbana Valença vê reconhecidas as práticas urbanísticas implementadas nas obras desenvolvidas e em curso na área da cidade e do centro histórico. Na área do turismo Valença vê reconhecidos os projetos Fortaleza Viva e Muralha Digital. Dois programas que permitiram novas leituras sobre a interpretação da evolução histórica de Valença, em especial do conjunto da Fortaleza”, explica a autarquia local. “Valença continua a apostar numa cidade mais acessível para todos tanto fisicamente, nas ruas, praças e acessos a edifícios, bem como nas várias plataformas on-line de promoção da cidade”, realça a edilidade.
Em Paredes de Coura, também a regeneração urbana e a promoção turística foram premiadas. “Num país onde a tradição do planeamento tem de caminhar bastante, esta Câmara [de Paredes de Coura] deu o exemplo no sentido de fazer o planeamento antes de fazer a intervenção, nomeadamente nas matérias de regeneração urbana e do turismo”, disse Pedro Silva, Coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência. “Esta Câmara Municipal teve uma intervenção que é única no país e como poucas existem na Europa. Trata-se do desenvolvimento do plano de paisagem do Município. Isso é extremamente relevante porque associa a questão do património cultural com aquilo que é o seu património natural. A isto chama-se claramente uma forma muito ativa de sustentabilidade”, sublinhou.
Para o presidente da Câmara, a atribuição desta bandeira é uma “responsabilidade” acrescida. “Não é um fim em si mesmo. O que é mais importante é participarmos numa Rede que se rege por padrões de exigência. Queremos um território planeado, sustentável e ecológico. Ao fazer parte de uma rede como esta acaba por permitir-nos a partilha de experiências, perceber o que acontece noutros territórios e, se acharmos pertinente, aplicar isso no nosso concelho”, disse Vítor Paulo Pereira aos jornalistas. “Paredes de Coura procura um modelo de desenvolvimento alternativo. Não queremos acabar com as tradições, mas achamos que devemos oferecer aos mais jovens e a todos os visitantes modelos alternativos de desenvolvimento. Modelos esses que podem passar pela alimentação vegetariana, por percursos pedestres e toda uma modernidade que está debaixo de um grande evento que é o Festival de Paredes de Coura”, concluiu.
A nível nacional, a Rede de Cidades e Vilas de Excelência conta já com cerca de 50 municípios. Três deles são do distrito de Viana do Castelo: Valença, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura. “Ser reconhecido como Cidade ou Vila de Excelência é ser reconhecido pelo mérito, pelo trabalho e pela proposta e estímulo a nela habitar, trabalhar ou visitar”, salienta esta organização no seu portal online.

Últimas