Valença foi distinguida ontem, quinta-feira, com o título de Autarquia Familiarmente Responsável.
A distinção acontece pelo segundo ano consecutivo.
O título foi atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e foi recebido pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, que considerou “um orgulho para Valença voltar a receber a bandeira verde, concedida por este observatório”.
Ana Paula Xavier destacou que “esta conquista é fruto de muito trabalho e dedicação de todos os serviços municipais, mas também de todos parceiros, pelo concelho, que deram o seu contributo na implementação destas políticas municipais amigas das famílias”.
Esta é a segunda vez que Valença consegue alcançar esta distinção, num programa implementado por este observatório, a nível nacional e que vai já na décima sexta edição.
“Em destaque estão os apoios na área da educação, como por exemplo as Bolsas de Estudo e o apoio social escolar, as atividades de ocupação de tempos livres e os transportes escolares”, refere a autarquia.
Na área da habitação destaca-se “a implementação de programas como o 1º direito, o arrendamento acessível, o Porta 65, as acessibilidades 360 e a recuperação de habitação degradada. Referência especial, também, para o apoio às famílias que vai desde a alimentação e o vestuário através da Loja Social, do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, do apoio psicológico, da animação cultural e da criação de mais espaços de lazer, bem como o IMI Familiar e devolução de percentagem do IRS”, prossegue.
“A área dos idosos tem merecido uma especial atenção e continua a ser uma área prioritária também, e pretende-se continuar a investir, através de respostas inovadoras e inclusivas. As medidas dirigidas aos imigrantes, também, têm merecido especial atenção sobretudo com a criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Valença”, conclui a edilidade presidida por José Manuel Carpinteira.
Comentários: 0
0
0