Valença: Dezenas celebraram a magia do mítico “jipe dos pobres” [c/VÍDEO]
15 Fevereiro, 2020 - 16:18
544
0
PUB Liliana Leça, natural de Valença, é uma apaixonada pela Renault 4L. Cultiva o gosto desde pequena e faz questão de o mostrar na sua página do Facebook. Herdou do […]
PUB
Liliana Leça, natural de Valença, é uma apaixonada pela Renault 4L. Cultiva o gosto desde pequena e faz questão de o mostrar na sua página do Facebook. Herdou do pai um exemplar deste carro ainda hoje tão acarinhado por todos os que os conduzem e todos os que o vêem passar na rua.
Entretanto Liliana cresceu. E a paixão pelas 4L tornou-se ainda mais forte. Restaurou totalmente a lembrança que o pai lhe deixou. Passeia no carro quase todos os dias e este sábado não foi exceção. Compareceu à 1ª edição dição do Encontro de Renaults 4L da Eurocidade Valença/Tui. “É o jipe dos pobres!”, disse desde logo Liliana Leça à Rádio Vale do Minho com uma gargalhada.
Orgulhosa da sua máquina, de cor branca e impecavelmente estimada, Liliana Leça não disfarçou o prazer enorme que sente em conduzir a sua 4L. Sobretudo pelas particularidades que este carro tem, a começar desde logo pela manete das velocidades que celebrizou estes carros ao estar colocada praticamente no tablier do veículo. “É um gosto… é uma mão no volante e outra na manete”, referiu a entusiasta.
Sorridente, Liliana Leça garante que “é um carro muito fácil de manter”. Poucas despesas e muito resistente. “Dou muitas voltas com ela. Mesmo para trabalhar. Participo também em raids pelo monte em terra batida”, acrescentou.
Dois jovens e uma aventura de oito mil quilómetros
Mas este evento teve também uma presença especial. No meio de tantas 4L, esteve também presente a Maria Alice. Pintada de amarelo e provavelmente a mais popular.
É este o carro que vai levar José Pedro Costa e Daniel Abreu para uma aventura de 8 mil quilómetros até Marrocos. São ambos alunos da Escola Superior de Ciências Empresariais do concelho e vão participar na edição deste anos do Raid 4L Trophy. Trata-se de um rally solidário reservado a estudantes universitários, com idades entre os 18 e os 28 anos.
Durante 10 dias, com partida e chegada em Valença, irão percorrer Espanha, França e Marrocos, numa iniciativa única à escala global.
O desafio Raid 4L Trophy consiste numa prova de orientação com recurso a bússola, no qual serão desafiados a percorrer Marrocos de Norte a Sul, cruzando o deserto do Sahara e terminando a aventura em Marraquexe.
“Estou ansioso. Vai ser a primeira vez tanto para mim como para o meu colega. Nunca fizemos nada disto”, contou à Rádio Vale do Minho o José Pedro.
Sem telemóveis e sem GPS, os estudantes dizem-se completamente preparados para o que terão de enfrentar. “Vai ser um desafio estar sem esses aparelhos que toda a gente utiliza hoje sem dia. Iremos ter apenas bússola e mapa.
E se ocorrer uma avaria? “Levamos algumas peças para o caso disso acontecer, mas nem nos preocupamos muito porque a organização tem uma série de mecânicos”, apontou Daniel Abreu. Mas… e se houver algum problema de saúde? “Temos um localizador no carro que pode ser acionado em caso de emergência”.
A luta pelo acesso à educação para todas as crianças marroquinas é um dos propósitos principais deste rally.
Serão apoiadas diversas associações, como a Enfants du desert e a 4L Solidaire. Além disso, os participantes, integrantes de uma geração cada vez mais preocupada com questões ecológicas e ambientais, comprometem-se a limitar ao máximo a sua pegada ecológica, ao longo de todo o percurso, especialmente quando cruzarem o deserto do Sahara.
A partida real de Valença está marcada para o dia 17 de fevereiro. A chegada prevista para o dia 28 do mesmo mês.
Lista das etapas previstas:
1ª Etapa Valença do Minho – León 365 Km | 17 de fevereiro
2ª Etapa León – Biarritz 435 Km | 18 de fevereiro
Biarritz local de inspecção técnica
3ª Etapa Biarritz – Salamanca 499 Km | 20 de fevereiro
4ª Etapa Salamanca – Algeciras 642 Km | 21 de fevereiro
5ª Etapa Boulajoul – Merzouga 303 Km | 22 de fevereiro
6ª Etapa Les Boucles(dia 1) 100 Km | 23 de fevereiro
7ª Etapa Les Boucles( dia 2) 113 Km | 24 de fevereiro
8ª Etapa Tanger – Rabat 250 Km | 25 de fevereiro
9ª Etapa Rabat – Marrakech 323 Km | 26 de fevereiro
10ª Marrakech – Valença do Minho 1529 Km | 28 de fevereiro
Produzida pela Renault, a 4L foi e continua a ser um dos automóveis mais populares do mundo. Foi produzida entre 1961 e 1994.
Veja o nosso vídeo da 1ª Concentração de Renaults 4L em Valença
Comentários: 0
0
0