PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença despede-se dos símbolos das Jornadas da Juventude – Chegam mais logo a Monção

11 Janeiro, 2023 - 17:39

367

0

Jornadas Mundiais da Juventude.

Valença está nas despedidas da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que se realizam entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa.

 

Chegaram ao princípio da noite de segunda-feira à Capela de S. Bento, em Cerdal. Durante três dias fizeram um périplo por vários espaços do concelho. Esta quarta-feira, foram expostos na Ponte Centenária Internacional que liga Valença a Tui.

 

Um ato formal final que contou com a presença de Sacerdotes do Arciprestado de Valença, do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, do Alcande de Tui, Enrique Caballero, Capitão da GNR e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valença.

 

Os símbolos estão a percorrer os dez Arciprestados do Alto Minho até ao final de janeiro. Depois de Valença prosseguem para Monção.

 

 

Chegada prevista para as 21h30

A chegada dos símbolos das JMJ a Monção está prevista para as 21h30, na Igreja Matriz.

 

Na quinta-feira, após oração de Laudes e Reconciliação, na Igreja Matriz, os símbolos vão passar pela APPACDM (oração pela inclusão), e pela Escola Secundária de Monção (oração pelos estudantes), regressando à Igreja Matriz pela mão dos estudantes, onde pernoitarão.

 

Na sexta-feira, com a presença do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, decorrerá uma oração pelos defensores, no quartel dos bombeiros, pelos artistas, na sede da Banda Musical de Monção, e pelos movimentos juvenis, na sede do Agrupamento de Escuteiros de Monção.

 

Neste dia, entre as 21h00 e as 22h30, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora, estarão na Praça Deu-la-Deu, onde se celebrará a oração da alegria e a saudação dos grupos folclóricos. No sábado, último dia da permanência dos símbolos no nosso concelho, celebra-se, pelas 15h00, uma missa solene, na Igreja Matriz.

 

 

Segue para Melgaço dia 15

Depois de Monção, os dois símbolos seguem para Melgaço no dia 15. Por lá ficarão até ao dia seguinte.

 

Nos dias 17, 18 e 19 em Arcos de Valdevez; nos dias 20 e 21 em Ponte da Barca; entre os dias 22 e 25 em Ponte de Lima; e de 26 a 29 em Viana do Castelo.

 

A Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora foram entregues pelos jovens do Panamá, onde decorreu a anterior Jornada Mundial da Juventude, em janeiro de 2019, aos jovens de Portugal numa Eucaristia presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no dia 22 de novembro de 2020, Solenidade de Cristo Rei.

 

A Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude é também um convite dirigido a todos os jovens de Portugal para participarem, entre os dias 1 e 6 de agosto, na Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em Lisboa.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Últimas