PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Desfolhada Tradicional de Cerdal continua a encantar gerações [VÍDEOS e FOTOS]

16 Outubro, 2022 - 13:45

2726

0

Desfolhada.

Sorrisos, muita música e convívio foram ingredientes fundamentais naquele que foi um regresso em força, este sábado, da Desfolhada Tradicional de Cerdal, em Valença. O evento, recorde-se, esteve suspenso durante dois anos devido às restrições provocadas pela pandemia da COVID-19.

 

Houve também gastronomia local e, pois claro, o emblemático carro de bois numa festa emblemática do calendário agrícola da região.

 

 

O carro de bois de volta à Desfolhada Tradicional de Cerdal, em Valença

[Fotografia: Octávio da Ponte]

 

 

 

A desfolhada propriamente dita, foi animada e abrilhantada ao som das indispensáveis concertinas e desgarradas soltas.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: José Cunha Costa e Octávio da Ponte]

 

 

Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas serão recriados com todo o pormenor. Na desfolhada não faltaram os bardeiros e até uma meda para compor o cenário.

 

 

Veja o vídeo [créditos: José Cunha Costa]

 

 

A Desfolhada Tradicional de Cerdal é uma festa que aviva memórias, relembrar tradições e proporciona o apreciar da riqueza gastronómica do Vale do Minho.

 

 

Veja o vídeo [créditos: José Cunha Costa]

 

 

Esta é uma época especial do ano, o fecho do ciclo das colheitas em que as desfolhadas sempre foram uma tradição de famílias, de amigos e de vizinhos, das mais marcantes nas comunidades rurais de Valença.

 

Esta é, também, a oportunidade para provar os vinhos novos de vários produtores de Cerdal e saborear a gastronomia tradicional como o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço e o bolo do tacho, entre tantos outros.

 

[Fotografias capa: José Cunha Costa]

Últimas