PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença desafia todos os alunos a doar uma peça de roupa – É solidariedade… mas é também ambiente

24 Novembro, 2022 - 14:44

277

0

Semana Europeia da Redução de Resíduos.

Os alunos dos estabelecimentos de ensino de Valença foram desafiados pelo Município a doar uma peça de roupa que já não usem. Será depois reutilizada na Loja Social de Valença por quem mais necessita.

 

Intitulada Dá Nova Vida à tua Roupa, esta iniciativa está integrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Desta forma, a autarquia espera “angariar uma importante quantidade de peças de roupa que possam ajudar os mais carenciados”.

 

“A moda é uma das formas que o ser humano utiliza para se expressar. Por trás dos tapetes vermelhos, desfiles de moda e vendas, existe uma enorme indústria que emprega mais de 1,5 milhão de pessoas apenas na Europa. Mas o outro lado da moeda conta uma história diferente, menos brilhante e muito mais alarmante”, realça a edilidade presidida por José Manuel Carpinteira.

 

Para além da pobreza, há também o fator poluição.

 

“A indústria têxtil e de vestuário é um dos setores mais poluentes, juntamente com a habitação, transporte e alimentação. Isso é causado pelo forte impacto que tem no uso da terra, na poluição da água e até nas emissões de gases do efeito estufa. Este setor tem um alto impacto ambiental e social em todas as fases: desde a produção, distribuição, uso e pós-uso”, acrescenta.

 

A edição de 2022 da Semana Europeia da Redução de Resíduos vai centrar-se no têxtil para evidenciar o forte impacto que tem no nosso planeta mas, principalmente, para inspirar ações que tragam mais circularidade ao setor têxtil.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas