PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Valença

Valença: CP vai utilizar carruagens reserva para o arranque do comboio elétrico

12 Abril, 2021 - 09:53

814

0

PUB A CP vai utilizar carruagens de reserva do Intercidades para o arranque do interregional elétrico no Minho. A notícia está a ser avançada pelo Dinheiro Vivo, que dá conta de “atrasos” […]

PUB

A CP vai utilizar carruagens de reserva do Intercidades para o arranque do interregional elétrico no Minho. A notícia está a ser avançada pelo Dinheiro Vivo, que dá conta de “atrasos” na compra de cerca de meia centena de carruagens a Espanha.

“As unidades Corail serão rebocadas por locomotivas 2600, que estiveram paradas até 2019 e que estão a ser recuperadas desde o ano passado nas oficinas da CP de Contumil. As carruagens ARCO serão postas a circular assim que estiverem homologadas”, explica o jornal.

Apenas o serviço Celta será feito com material diesel, por causa da diferença na tensão elétrica. Entre Porto e Valença, há 25 mil volts em corrente alternada; da fronteira espanhola para Vigo, são 3000 volts em corrente contínua, para já.

O Dinheiro Vivo fez as contas e, para já, em termos de ganhos de tempo as reduções ainda não são significativas. A mudança de estações vai continuar a ser gerida por telefone por mais um ano: a sinalização moderna só deverá chegar ao terreno em março de 2022. Também não houve alterações no troço, à exceção da supressão de passagens de nível.

Assim, o interregional Porto-Valença passará a demorar menos de duas horas e o ganho máximo de viagem será de 14 minutos. No serviço regional, entre Viana e Valença, a redução de tempo é inferior a 10 minutos.

Mesmo “incompleta”, a obra será inaugurada no próximo dia 26 de abril, contanto com a presença do primeiro-ministro, António Costa, com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

[Fotografia: DR]

 

PUB

 

Últimas