PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Couves-galegas ‘gigantes’ surpreendem redes sociais – Veja as FOTOS

26 Fevereiro, 2021 - 14:03

1129

0

PUB Não. Não são palmeiras. São simples couves-galegas, cujo tamanho do pé está a surpreender os internautas nas redes sociais. No total são cinco. Cresceram no quintal da moradia de […]

PUB

Não. Não são palmeiras. São simples couves-galegas, cujo tamanho do pé está a surpreender os internautas nas redes sociais. No total são cinco. Cresceram no quintal da moradia de Deolinda Dias, na freguesia de Gandra, em Valença. A maior já chega quase aos três metros de altura – um verdadeiro recorde para uma espécie cujos maiores tamanhos registados chegam aos dois metros.

“Plantei-as há pouco mais de um ano. Depois não pararam de crescer. Agora para colher folhas tenho de usar um escadote”, contou a Dnª Deolinda, com uma gargalhada, do alto dos seus 83 anos de idade.

Valenciana de gema, a octogenária garante que nunca viu nada semelhante em toda a vida. “Isto assim já é mesmo o fim do mundo”, gracejou sempre bem disposta.

Questionada sobre se existe algum segredo para obter este resultado, a Dnª Deolinda assegura que não. “Foi apenas regá-las todos os dias”, contou. E não pararam de crescer. Chegaram tão alto que a própria filha [na foto à direita] e netas não resistiram a divulgar as fotos nas redes sociais. Foi o suficiente para criar o espanto geral.

“As folhas são muito boas. Tenho usado para a sopa e para outros pratos”, acrescentou ainda a Dnª Deolinda em tom muito orgulhoso.

couve-galega é muito apreciada não só em Portugal como também na Galiza. É ingrediente fundamental no Caldo Verde e, do lado de lá do rio Minho, nos Caldos de Berças. É também cultivada no Brasil, onde é conhecida por couve-folha (para diferenciá-la da couve-flor).

Geralmente, é semeada entre Março e Junho. É muito resistente ao frio, pragas e doenças, e adapta-se a qualquer tipo de solo.

 

Veja as fotos [créditos: Margarida Gonçalves]

 

PUB

 

 

Últimas