O trânsito vai circular condicionado na Avenida Tito Fontes, em Valença, a partir de segunda-feira.
O Município local vai proceder a uma “intervenção de correção nos passeios da Avenida Tito Fontes”. A operação deverá prolongar-se até 30 de janeiro.
“Esta requalificação implicará a retirada de todos os exemplares das árvores existentes nesta avenida”, informa a autarquia.
“A volumetria que estas árvores atingiram, nos últimos anos, levou a danificação dos passeios, lugares de estacionamento, via rodoviária e obstrução da iluminação pública, exigindo uma intervenção urgente. Os passeios já não apresentavam as necessárias condições de segurança e mobilidade adequada para as pessoas”, explica.
“Será colocada uma nova faixa de arvoredo com 14 árvores da espécie Flor-de-Merenda (Lagerstroemia indica), uma espécie considerada das mais adequadas para a arborização urbana, permitindo o equilíbrio entre uma cortina verde e o espaço urbano”, adianta ainda o Município.
Na mesma nota, o Municpipio adianta já que, “proximamente”, vai também ser requalificada a Avenida do Colégio Português, entre o cruzamento com a Avenida Tito Fontes e a Estação Ferroviária.
A intervenção implicará o condicionamento da circulação na via pública, assim como o seu estacionamento. Neste período o trânsito automóvel será realizado de forma alternada.
A regulação estará a cargo da GNR.
As faixas ou passadeiras não tem mas tinta de sinalização, e deveria ter uma lombada para que os motoristas reduzisse a velocidade, ruas e avenidas principais cheias de buraco e estão preocupados com as árvores.