PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Costa inaugurou ‘Linha’ – Povo vê economia a ‘descarrilar’ [VÍDEO]

26 Abril, 2021 - 14:46

437

0

PUB O primeiro-ministro António Costa e Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, foram recebidos esta manhã em Valença por uma manifestação dos trabalhadores das Infraestruturas de Portugal IP, que exigem […]

PUB

O primeiro-ministro António Costa e Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, foram recebidos esta manhã em Valença por uma manifestação dos trabalhadores das Infraestruturas de Portugal IP, que exigem uma reunião com o Executivo, mas também por protestos de comerciantes e empresários da região que pedem a reabertura imediata das fronteiras com a Galiza.

O chefe de Governo marcou presença na cerimónia de inauguração da eletrificação da Linha do Minho, entre Viana do Castelo e Valença. Costa chegou de comboio e, à espera, tinha já centenas de pessoas… mas em protesto. No interior da estação, trabalhadores da IP descontentes com salários. No exterior, uma moldura humana ainda maior apelava à reabertura das fronteiras.

“Abram as fronteiras” e “Queremos trabalhar” foram frases em tarjas no local, onde os comerciantes se fizeram ouvir com buzinas e assobios.

Do lado dos trabalhadores da IP, Fernando Semblano, porta-voz, disse que o ministro não estava a ser “correto”. “Desde 2009 que não temos aumentos salariais, que nos empurram com a barriga para as Finanças e para as Infraestruturas. Não podemos aceitar mais isto”, disse.

Segundo o representante , são cerca de 3.800 trabalhadores que “não são valorizados e que não foram integrados no plano de vacinação contra a COVID-19”.

Na ronda de discursos, o presidente da Câmara de Valença, Manuel Lopes, lembrou ao chefe de Governo o quanto este fecho está a ser prejudicial “para a restauração, para a hotelaria e para os trabalhadores transfronteiriços quer dum lado, quer do outro”.

“Não estamos contra o fecho das fronteiras, mas isso sempre que a situação pandémica o justificar. Não entendemos a continuação deste encerramento”, desabafou Manuel Lopes, olhos nos olhos com António Costa. “É um grande transtorno económico que causa aos trabalhadores transfronteiriços, à hotelaria, à restauração e aos trabalhadores transfronteiriços”, reiterou.

No discurso, o Primeiro-Ministro nem sequer tocou no tema. Não existe assim, para já, qualquer data para a reabertura das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha.

As fronteiras terrestres com o país vizinho estão encerradas desde o passado dia 31 de janeiro. No distrito de Viana do Castelo, existe apenas um Ponto de Passagem Autorizado (PPA) aberto 24 horas por dia, em Valença. Existem depois três passagens que abrem entre as 6h00 e as 9h00 e entre as 17h00 e as 20h00: Monção/Salvaterra de Miño; Melgaço/Arbo e ainda, mais recentemente, a fronteira do Lindoso, em Ponte da Barca.

 

Veja o vídeo

 

PUB

 

Últimas