PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Contrasta vibrou com Tiago Nacarto e Gisela João – “Dois excelentes concertos”, disse Carpinteira

17 Julho, 2022 - 14:34

495

0

Festival Contrasta.

“Dois excelentes concertos, de diversas sonoridades, mas com muita animação e boas vibrações”. A avaliação foi feita pelo presidente da Câmara de Valença após o final da segunda noite daquela que está a ser a primeira edição do Festival Contrasta, na Fortaleza daquele concelho.

 

Pelo palco, na primeira noite, já passaram Irma e António Zambujo.

 

Ontem o recinto voltou a mostrar-se bem composto para assistir aos dois espetáculos. Grande momento musical no tema Hostel da Mariquinhas, com Gisela João, onde o público mostrou saber a letra de cor.

 

“Tem corrido muito bem, mas tenho a certeza que este domingo vamos ter uma enorme enchente com Gal Costa. Está toda a gente na expetativa de ver a conhecida cantora brasileira… até eu!”, confessou com um sorriso à Rádio Vale do Minho.

 

“As pessoas têm saído daqui muito contentes”, referiu o presidente da Câmara assegurando já a continuidade do evento em 2023.

 

 

A voz da novela Gabriela

A voz de Gal Costa ficou para sempre marcada nos portugueses com o tema da telenovela Gabriela

 

Foi a primeira telenovela exibida em Portugal. Começou a ser transmitida em 16 de maio de 1977 e foi um enorme sucesso em todo o país.

 

 

Recorde o genérico de abertura da novela Gabriela, com a voz de Gal Costa

 

 

Plenários da Assembleia da República adiados para depois da novela

Em 1977, o número de aparelhos televisivos era baixo em Portugal (150 televisores por mil habitantes), o que fazia com que as habitantes das aldeias, vilas pequenas e bairros populares a deslocarem-se de propósito a cafés, às associações de bairro e de moradores ou sedes de outras associações cooperativas, para poderem assistir à telenovela.

 

Isto prova o sucesso desta telenovela brasileira, apesar de nessa época não haver shares de audiência (também só existiam dois canais e a RTP 2 tinha pouca cobertura nacional). A sua popularidade atingiu todos os estratos sociais.

 

Este sucesso também se refletiu em novos modos de comportamento e de relacionamento social. Esta novela mostrou algo que nunca havia sido visto na televisão portuguesa (apenas três anos após a queda da ditadura do Estado Novo) e influenciou a moda, incluindo os penteados, a escolha dos nomes de bebés e da linguagem usada (palavras como bacano tornaram-se populares).

 

Essa influência continuaria com outras novelas oriundas do Brasil. O êxito foi tal que as reuniões na Assembleia da República eram adiadas para uma hora posterior à exibição da novela.

 

Gabriela foi um sucesso estrondoso na televisão portuguesa, abrindo horizontes para a produção de uma série de novelas portuguesas, sendo a primeira Vila Faia em 1982.

 

 

Tainá também este domingo

Neste último dia do Contrasta vai também passar pelo palco Tainá, jovem cantora e compositora brasileira que arrebatou grande êxito logo com o álbum de estreia em 2019.

 

 

Tainá vai atuar no dia 17 de julho

 

Últimas