PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Valença: Consumo de sopa disparou no Agrupamento de Escolas

31 Março, 2023 - 17:18

2450

0

Alimentação saudável.

O consumo de sopa disparou no Agrupamento de Escolas de Valença.

 

Em pouco mais de um mês, do 5º ao 12º ano, praticamente nenhum aluno dispensa a sopa ao almoço. Seja canja… de legumes… ou qualquer outra.

 

Segundo dados do Município, um aumento a rondar os 50%.

 

À Rádio Vale do Minho, Isabel Pereira, adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, referiu que “os alunos do 5º e do 6º ano comiam sopa com regularidade… do 10º ao 12º também. O problema estava mais centrado nos alunos do 7º ao 9º ano”.

 

Foi então que a escola se lembrou de criar um jogo dirigido a todos os alunos: adquirir gratuitamente um cartão com quatro espaços em branco. Por cada sopa comida, teriam direito a um carimbo.

 

Com quatro carimbos poderiam depositar o cartão numa tômbola e candidatar-se a um prémio daí a poucos dias.

 

Quantos mais cartões, mais hipóteses teriam de vencer.

 

A iniciativa resultou. Em poucos dias, o consumo de sopa na escola disparou e os restos de comida também diminuíram, tendo em conta que os alunos estão já sensibilizados a alertar as funcionárias sobre a quantidade que desejam no prato.

 

Estava na altura de sortear o prémio do mês. A feliz contemplada foi a Beatriz, do 5º ano, que – por ter comido a sopa toda – ganhou um auscultadores sem fios. 

 

 

 

Beatriz, do 5º ano, foi a felizarda do sorteio de março

[Fotografia: Município Valença]

 

 

 

Prémios vão continuar, mas a fasquia vai subir

Aos microfones da Rádio Vale do Minho, Isabel Pereira adiantou já que esta iniciativa vai continuar com mais sorteios em abril, maio e junho.

 

“Mas a fasquia vai subir. Em abril só terá carimbo quem comer não só a sopa mas também os vegetais”, revelou com um sorriso. O prémio será maior e irá crescendo até junho, onde haverá um sorteio final e o maior prémio de todos: uma bicicleta.

 

Resultados extremamente positivos de um conjunto de dinâmicas implementadas neste Agrupamento de Escolas que pretendem melhorar a qualidade das refeições servidas aos alunos, bem como a incentivar práticas alimentares saudáveis.

 

“Esta medida é extremamente positiva e resulta de um grande envolvimento de toda a comunidade escolar. Desde que o sorteio foi implementado o consumo da sopa, na escola sede do Agrupamento Muralhas do Minho, já aumentou 50%”, confirmou o autarca.

 

A implementação desta medida tem contado com a colaboração especial da associação de pais e da associação de estudantes.

 

A melhoria das refeições escolares foi assumida pela Câmara Municipal como uma prioridade para este ano letivo. Recorde-se que a autarquia está a investir 335 mil euros, mais 107 mil relativamente ao ano anterior, mas mantém o valor das refeições para os alunos.

 

Ao longo dos últimos meses, a Câmara Municipal tem investido, também, na qualificação dos funcionários das cantinas municipais com formação na implementação de um sistema de monitorização de refeições, através da ULSAM, bem como formação com nutricionistas da DGEST- Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

 

Os pais e encarregados de educação podem consultar os menus que serão servidos aos alunos.

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas