PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Valença: Comer leitão no caixote ‘bem regado’ em São Julião

15 Setembro, 2023 - 12:59

1613

0

Festival Gastronómico.

Quatro anos depois, o festival gastronómico Sabores Serranos está de volta ao recinto do santuário de São Sebastião, em São Julião, com uma ampla variedade de petiscos tradicionais, sobretudo, à base de porco, o famoso leitão no caixote e os vinhos locais.

 

O Leitão no Caixote destaca-se neste festival pela forma original de confecção e o sabor único, uma verdadeira iguaria, na textura, no sabor, na apresentação, irresistível para os apreciadores deste prato.

 

Dos petiscos mais tradicionais, memória dos sabores de outros tempos, destacam-se, sobretudo, os fumeiros, com os chouriços, as chouriças, as chouriças de sangue e o presunto, os rojões, a orelha de porco, entre outros.

 

O bolo do tacho, a broa de milho e o caldo verde do Vale do Minho (que em 2011 foi elevado a uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal), completam a mostra de sabores.

 

O festival começa este sábado, pelas 11h00, com a abertura oficial.

 

Para as 15h30 programa-se a animação musical com concertinas e para as 21h30 a atuação do grupo Almaviva.

 

Domingo, 17 de setembro, programa-se o Trilho Serrano, com saída às 9h00, da Capela de São Sebastião. Com uma distância de 10 kms e um grau de dificuldade média o trilho está aberto à participação de todos os interessados com inscrição prévia pelos telefones 961818354 ou 917445901. A participação é gratuita e com direito a reforço.

 

A abertura do recinto, no domingo, ocorre às 11h30 e às 15h30 decorre o Encontro de Folclore Sabores Serranos com a participação do rancho Folclórico de São Julião, a Identidade Lusa Grupo de Folclore e a Asociación Cultural e Xuvenil do traxe Tradicinal de Tui.

 

Os Sabores Serranos são uma iniciativa da Junta da União das Freguesias de São Julião e Silva e do Rancho Folclórico de São Julião e contam com o apoio da Câmara Municipal de Valença e do meio empresarial local.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Valença]

Últimas