PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Valença: Começou a exposição de vinhos “que vale a pena conhecer” [FOTOS]

14 Junho, 2024 - 20:47

329

0

“Porque cada garrafa tem uma história para contar”.

Já começou, na Fortaleza de Valença, a primeira edição do evento Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste.

 

Uma mostra inédita onde estão presentes os melhores vinhos de Valença e da Galiza num “evento de promoção vínica e cultural” que “ambiciona agregar um terroir transfronteiriço, que abarca o Minho e a Galiza, e é berço de um conjunto de vinhos que partilham uma identidade muito própria”, conforme explicou a organização.

 

“Percebemos que há aqui uma identidade vínica partilhada no Noroeste Ibérico entre o Minho e a Galiza. Há muitas semelhanças ao nível de castas. De solo. De influência atlântica sobre o clima. Todos estes aspetos traduzem-se num perfil de vinhos que, independentemente das suas particularidades, se traduzem perante o consumidor final num produto comum”, disse aos jornalistas Andreia Pereira, diretora do evento.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

No total, estão presentes 11 produtores portugueses e seis produtores galegos. Brilham castas como o alvarinho, loureiro, trajadura e galeguinho,

 

“Para uma primeira edição já é um corpo bastante representativo de vinhos, na medida em que conseguimos também uma grande abrangência geográfica da proveniência das adegas que estão aqui presentes”, referiu a responsável.

 

Andreia Pereira realçou que “houve uma preocupação muito grande em dar voz aos pequenos produtores”.

 

“Não só porque reconhecemos que precisam de mais visibilidade, mas sobretudo porque apresentam vinhos muito diferentes”, apontou.

 

Em jeito de síntese, Andreia Pereira sublinhou que “esta não é uma mostra de vinhos de grande escala no mercado. É uma aposta em vinhos diferentes. Vinhos que vale a pena conhecer. Porque cada garrafa tem uma história para contar”.

 

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

Carpinteira: “Tentamos conciliar o vinho com o património e com a cultura”

O Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, marcou presença na abertura desta exposição. O autarca mostrou-se bastante otimista com o que viu e acredita que o evento vai ter bastante êxito.

 

“Esta é a primeira edição. Vamos tentar perceber junto dos produtores qual a mais valia deste evento. Queremos sobretudo que seja diferenciador de todos os outros que existem na região”, frisou o Presidente da Câmara.

 

Uma mostra vínica onde, destacou ainda Carpinteira, “tentamos conciliar o vinho com o património e com a cultura”.

 

O evento vai prolongar-se até este sábado ao final do dia.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Confira o programa ao pormenor:

 

[Fonte: Divulgação]

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas