PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Galiza

Valença: Comboios elétricos chegam dia 25… mas depois da ponte vão continuar a diesel

16 Abril, 2021 - 10:37

804

0

PUB Já falta pouco para os primeiros comboios de tração elétrica começarem a operar na Linha do Minho, entre Porto e Valença. É já no próximo dia 25. Para o dia […]

PUB

Já falta pouco para os primeiros comboios de tração elétrica começarem a operar na Linha do Minho, entre Porto e Valença. É já no próximo dia 25. Para o dia seguinte está até previsto um momento evocativo da abertura desta linha ferroviária, que deverá contar com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

Promete ser um passo longo nos transportes. No entanto, segundo o jornal galego Atlántico, não vai ser longo o suficiente para o lado de lá do rio Minho. 

A eletrificação da Linha do Minho era bastante aguardada pelos galegos, sobretudo em Vigo. Porém, refere aquele jornal, o avanço não vai trazer para já quaisquer mudanças após a passagem da ponte internacional centenária.

“O serviço continuará a ser prestado pelas velhas e antigas locomotivas a diesel, devido à incompatibilidade elétrica”, explica o Atlántico.

Assim, garante o jornal, não vão existir – para já – quaisquer melhorias nos comboios entre Porto e Vigo e/ou entre Valença e aquela cidade galega.  Entre Porto e Valença, há 25 mil volts em corrente alternada. Da fronteira espanhola para Vigo, são 3. 000 volts.

Para ultrapassar esta barreira, refere ainda o Atlántico, os portugueses ainda vão ter de esperar. A chegada das primeiras locomotivas híbridas a Portugal deverá acontecer apenas em 2025, tendo em conta o contrato feito entre a CP e a fabricante suiça Stadler.

Apenas a Renfe dispõe deste tipo de locomotivas. Mas, diz o jornal, não está nos planos da CP ampliar o contrato de aluguer com a operadora espanhola.

 

 

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

 

PUB

 

Últimas